domingo, abril 09, 2006

Texto repetido

Tenho certeza absoluta que já escrevi esse texto. Procurei nos arquivos d'O Blog, usando tanto a formidavel ferramenta "ctrl-f" quanto uma procura específica em algumas datas-chave. Nada. Vamos lá, uma outra vez...

Quando eu era pequeno e começava a entender esse estúpido jogo de 22 jogadores, uma bola e otras cositas más ouvi uma sentença dita pelo meu pai: "O Santos nunca mais vai ganhar nada".

Uma frase dessas, do próprio pai, aos oito anos, soa como verdade absoluta. E, para sorte do meu pai, foi realmente verdade durante todo meu processo de aprendizado futebolístico. A explicação era evidente, o Santos era um fantasma do passado dele e uma eterna viúva do Pelé. Depois do Rei, eles não tinham nada mais a fazer. A contribuição da Vila ao mundo já foi muito bem dada, só restava ficar prendendo a bola perto da bandeirinha de escanteio até o final dos séculos.

Muitas vezes eu fiquei pensando naquele gol do Serginho Chulapa, final do campeonato paulista de 84, uns poucos meses antes de eu nascer. O último gol do último título de um ex clube grande.

Claro que a geração do Robinho acabou com a magia do aforismo do meu pai, duas vezes, aliás. (Diga-se de passagem que é por isso que eu tinha certeza de já ter escrito isso, em 2002 ou 2004. Negativo.)

Ouvi a vitória alvinegra sobre a Lusa umas horas atrás, mas a distância da pátria amada dificulta um pouco a atualização das estatísticas, na minha cabeça. Eu sei que o São Paulo ganhou o Paulista e a Libertadores do ano passado, que o Corinthians é o atual campeão brasileiro, mas não é a mesma coisa de ver aquelas malditas edições de segunda-feira, "Um campeão com todos os méritos" ou coisa que o valha, com as fichas completas de cada jogador, incluindo nome completo e data de nascimento de todos aqueles reservas irrelevantes.

Um dia vão me perguntar quem ganhou o paulistão de 2006. Com sorte eu vou lembrar de que estava no segundo ano, na França, que ouvi o jogo pela internet ("Céus, como éramos primitivos no começo do século") e que o Santos venceu a Portuguesa. Provavelmente vou emendar com o bizarro título dividido entre essas duas equipes em 73, afinal conhecimento antigo sempre impressiona. E também porque, no fundo, o Santos nunca mais ganhou nada.

6 comentários:

Tiago disse...

Verdade, no fundo o Santos não ganhou nada... Quem ganhou mesmo foi a Angela!

Anônimo disse...

Faça um favor pra sua irmã (mais) velha: LARGA TUDO E VAI COMENTAR ESPORTEEEE.... Beijos... boa semana...

Bruno disse...

Calma, ainda não posso largar tudo...Primeiro eu tenho que me formar, pra depois virar o engenheiro que virou Cléber Machado, beleza?

Anônimo disse...

O Cléber Machado é ENGENHEIRO?! Fala sério... mas antes ser o "Não não" que o Milton!!! Beijos...

Bruno disse...

Que eu saiba, ele não é engenheiro não, mas eu não disse isso em momento algum!

Anônimo disse...

É que estava escrito "o engenheiro que virou Cleber Machado" e a minha interpretação foi errônea... só agora entendi que vc não virou SUCO!!!! Perdoai, senhor... ela não sabe mais o que fala!! Beijo...