domingo, março 26, 2006

arqui- elem comp (gr arkhi)

"Exprime, nos substantivos, a idéia de o primeiro, o chefe, o principal, o superior ( arquiduque, arquipope) e, nos adjetivos, a noção de superlativo absoluto ( arquiavaro, arquitolo) ."

Creio que o dicion
ário poderia ter indicado os usos mais triviais, como arquipélago, arquidiocese, mas preferiu aqueles exemplos clássicos desse tipo de livro, que não servem para nada. Em francês tal prefixo grego também é utilizado, com o mesmo sentido e a mesma raridade de emprego, acho.

E você, caro leitor, o que pensa quando ouve um belo "arquiblablablá"?

Eu penso num timão de barco e num timinho preto e branco. Arqui, para mim, deveria ter seu usado reservado para "arqui-rival". é uma expressão bonita e completamente descabida, para que falar tão bonito de uma coisa tão banal?

Pois bem, o fato é que o arqui-rival tem tudo para massacrar a equipe esmeraldina, a começar da crise, passando por um técnico interino com necessidade de se afirmar, um craque argentino filha da puta e um centroavante que faz gol de todo jeito. Eu apostaria num 3 a 0, com convicção.

Voltamos, então, ao post sobre a fase final dos campeonatos de pontos corridos e de como é triste ficar esperando as ultimas rodadas passarem sem qualquer esperança ou pretensão. Serve de consolo que o titulo tampouco ficará nas mãos deles.

PS: quando você não espera nada de bom, qualquer coisa que aconteça será positiva; menos, claro, se eles fizerem mais que 3.

Nenhum comentário: