sexta-feira, março 10, 2006

Arquivo - Janeiro 2006

terça-feira, 31 de janeiro de 2006



Um dia, numa das ultimas aulas que eu assisti no Brasil, um professor falou alguma coisa do tipo "Se algum dia vocês estiverem em qualquer biblioteca do mundo e quiseram saber onde esta' a parte de operações unitarias, é no 66, de acordo com o Codigo Internacional de Bibliotecas", ou coisa que o valha.

E, um belo dia, ca' estou eu procurando alguma coisa de destilação, numa biblioteca qualquer.
(Operação unitaria: "In chemical engineering and related fields, a unit operation is a basic step in a process. For example in milk processing, homogenization, pasteurization, chilling, and packaging are each unit operations which are connected to create the overall process. A process may have many unit operations to obtain the desired product.", segundo a wikipedia).

66!

Sim, realmente tinha.

Contando assim não da' a mesma emoção de correr contra o relogio, no final do expediente da biblitoeca, pegar o livro necessario e sair achando que salvou o mundo. é uma pena....

enviado por Bruno - Bruno as 17:10:25. comentários[1]

domingo, 29 de janeiro de 2006



Espalhando a insanidade

Pense num numero qualquer, caro leitor. Um numero grande, como seu numero de telefone, por exemplo. Seria ele um numero legal?

Obviamente, é preciso definir o que se quer dizer com "numero legal". Voilà uma defiinição possivel: "um numero é dito legal se e somente se é possivel separar seus algarismos em dois grupos, tal que a soma em cada um deles é a mesma".

Meu numero USP, por exemplo. 4938664. 6+6+4+4=9+8+3. Pronto, um numero legal.

Lema: se a soma dos algarismos for impar, o numero nao pode ser legal.

Aparentemente, o quadrado de um numero legal é legal também, mas existe um contra-exemplo (143^2=20449). A reciproca (se um numero quadrado perfeito é legal, sua raiz também o é) é igualmente falsa;

Assim, deixo para o leitor interessado a demonstração de outras propriedades interessantes. Ou, mais simples, sugiro apenas que veja como é divertido buscar alguma ordem nos numeros caoticos que aparecem em nossas vidas.

enviado por Bruno - Bruno as 18:54:45. comentários[0]

sábado, 28 de janeiro de 2006



Extraido do uol, dia 25/01

"Sexo, política e escândalo: mistura tão britânica!
A demissão de Mark Oaten, líder do Partido Liberal-Democrata, se soma a uma longa lista de políticos derrubados por escândalos

Jean-Pierre Langellier
Correspondente em Londres

Na Grã-Bretanha
mais ainda do que em outros lugares, o sexo e a política formam uma combinação explosiva, e quase sempre fatal para os imprudentes. Já faz alguns séculos, os anais do reino abundam em escândalos sexuais que custaram a eminentes personagens sua carreira e sua honra. "

Tradutores se divertem como poucas pessoas nesse mundo...

enviado por Bruno - Bruno as 12:39:47. comentários[0]

sexta-feira, 27 de janeiro de 2006



Texto perdido, culpem algum servidor de blog...

Nesse caso, esqueci de escrever o texto quando era hora, ja' que nenhum site tava funcionando. A idéia ficou por ai, meio perdida, mas não é a mesma coisa. Paciência, aceitem o texto assim mesmo.

1993

Do alto da minha sabedoria de garoto de 7 anos que torce para o time mais rico do pais, ouvi, pelo radio, a estréia do poderoso Palmeiras contra o pobre Marilia, pelo paulistão. 2 a 1, de virada, sofrido, gols de Jean Carlos e Evair, que ja' estavam no time no ano anterior, antes dos milhões da Parmalat. Lembro-me até hoje da minha frustração pelo fraco desempenho dos "novos" daquele time, e alguém, talvez o narrador do radio, talvez meu pai, quem sabe a minha propria consciência alterando a memoria, me disse: "calma!".

O fato é que os tais "novos" daquele time eram Edmundo, Edilson, Roberto Carlos, entre tantos outros, jogadores que seriam uns dos maiores destaques do futebol brasileiro dos anos 90. Aquele time ganharia tudo por 2 anos, até vender todo mundo, dar um mega lucro pros ladrões italianos (ok, naquela época ainda não se sabia que eles eram ladrões), e obrigar a espinha dorsal da equipe a jogar no Japão e comer pasta de abacaxi achando que era manteiga (sim, a historia é verididca, aconteceu com o Evair...).

2006

Depois de n anos (não sei fazer conta com valores, me desculpem), tendo perdido quase todas as ilusões com o futebol, tendo inclusive comido pasta de abacaxi (no sentido metaforico, felizmente), me preparo para a estréia do glorioso alviverde no Paulistão. Contra o Marilia, de novo. Até ai, normal, tabelas se repetem de quando em quando.

Principal
contratação do time: Edmundo, de novo. Opa, aqui sim temos um problema. Se os 13 anos (usei a calculadora do windows) passaram para mim, passaram para ele também, e se hoje eu tenho quase a idade que ele tinha, melhor nem calcular quantas semanas ele vai passar contudido...

E o time vence, de virada, 2 a 1, com gols de não sei quem (a memoria de uma criança pode ser das coisas mais prodigiosas do mundo. Treinem seus filhos como bichos de circo, é o melhor que se pode fazer). Os "novos", dessa vez, não marcaram, observação pertinente feita pelo reporter de campo, afinal hj em dia as equipes mudam tanto que ninguém mais sabe a escalação, e quando você não assiste os jogos, de verdade, fica ainda mais dificil...

Calma, caro reporter. Eles não vão fazer nada. Não adianta esperar milagres, retorno ao passado glorioso, titulos arrebatadores. Contentemo-nos com...

enviado por Bruno - Bruno as 17:44:43. comentários[0]

terça-feira, 24 de janeiro de 2006



E, de alguma forma não muito clara, acho que não vou ficar de recuperação de nenhuma matéria desse semestre. Melhor que as expectativas...
enviado por Bruno - Bruno as 20:22:11. comentários[0]

segunda-feira, 23 de janeiro de 2006



O bom filho...

Pensando bem, acho melhor voltar pra ca'. Em breve, transfiro os poucos textos do novo antigo blog, e a vida segue.

Tem certas coisas que criaram raizes profundas, como esse fundo amarelo...ok, ele cometeu seus erros, me deixou na mão quando eu precisava, mas é preciso saber perdoar as coisas digitais também.

Assim, meu querido blog (que coisa mais gay, tipo diario de menina futil de 12 anos), declaro oficialmente que eu voltei...

Peço desculpas aos leitores que ficaram indo e voltando de um blog pro outro...

Eis a gota d'agua, o texto que deveria ter saido no outro blog ha' alguns dias, se aquela outra merda funcionasse...

Parece meio evidente que esse novo servidor é tão ou mais instavel que o nosso querido e antigo weblogger. O que fazer? Sei la', ja' tenho uma boa quantidade de problemas pra pensar, não vou me ocupar com mais esse, por enquanto.

Semana passada o descoordenado aqui teve a grande oportunidade de esquiar, numa viagem organizada pela faculdade. Pois é, esqui nos Alpes, TGV pra voltar pra casa...O Primeiro Mundo não é nem um pouco ruim quando você pode se limitar ao turismo e ao lazer...

Digo, é um pouco ruim sim. Afinal, como vocês podem imaginar, esquiar não é uma atividade inata, sendo necessario, portanto, um certo aprendizado (entenda-se uma centena de quedas).

Uma antiga propaganda dos jogos olimpicos de inverno (provavelmente Salt Like City 2002, sei la'), que passava na ESPN, mostrava um tombo espetacular de Hermann Maier em que...

O
leitor de incrivel boa memoria acabou de se lembrar das duas palavras em francês mais adoradas pelos americanos: "déjà vu". Pois é, vocês ja' viram mesmo...Citando eu mesmo (pois é, me dei ao trabalho de procurar, e não reinventar o texto, hehe):

"(...)devemos levantar sempre, com a certeza de que a proxima queda é iminente, mas sem se abalar muito por isso. Tinha também uma propaganda dos jogos olimpicos de inverno, de 2002, eu acho, que passava na ESPN (ai, ESPN...) muito boa.

No fundo, eu tenho um fraco por coisas que dão dimensões épicas para o esporte, como essas propagandas, e, quem sabe, O Blog.

Um dos filmes falava de Hermann Maier, um austriaco que ganhou tudo que pôde no ski, e num certo ano tomou um tombo monstruoso antes da final, mas mesmo assim conseguiu vencer. A propaganda, além das imagens impressionantes e de um texto explicativo que aparecia na tela, continha a seguinte frase, "Falling is Easy.
Getting back up, That's the hard part.", ou seja, "cair é facil. Levantar depois, essa é a parte dificil". http://multimedia.olympic.org/pdf/en_report_73.pdf, pagina 9.(...)"

Voilà. Eu tinha escrito isso depois da problematica experiência com a patinação no gelo, mas ahco que esse é o real caso...O problema é que levantar com patins é dificil, mas levantar de uma pista de esqui (uma descida assaz ingreme, em geral (assaz é uma palavra genial, pena que não é usada. Virei fã de tampouco também, recentemente)), com os malditos esquis, que medem sabe Deus quantos metros e atrapalham um bocado os movimentos, realmente is the hard part...

Mas o ser humano, assim como os golfinhos, polvos e chimpanzés, é capaz de aprender com as dificuldades. E fica a velha lição, de que para progredir é preciso colocar um objetivo bastante alto, tentar alcança'-lo ao maximo, chegar em algum ponto intermediario e ficar contente com isso.

Claro que a verdadeira moral é: "nunca compre a calça impermeavel mais barata que você encontrar, porque em alguma das vezes que você abrir absurdamente as pernas ela vai se rasgar", mas isso não é nem engrandecedor nem aparece direito nas fotos, felizmente...(convido a todos a darem uma olhadinha no faccini.fotopages.com para algumas fotos simpaticas).

(Nota egocêntrica do autor: o periodo do meu blog de cherbourg é realmente muito bom. Convido também o leitor que não tem nada pra fazer da vida a consultar http://oblog.weblogger.terra.com.br/200503_oblog_arquivo.htm)

enviado por Bruno - Bruno as 10:27:13. comentários[1]

domingo, 22 de janeiro de 2006



Suprema ironia...

Parece que o blog novo funciona menos do que o nosso querido e antigo weblogger...

Outro retorno à vista? Mais confusão na cabeça dos leitores, diminuição ainda maior do numero de visitas?

Sei la', depois das provas eu penso...

enviado por Bruno - Bruno as 08:24:14. comentários[0]

Nenhum comentário: