sexta-feira, março 10, 2006

Arquivo - Setembro 2004

segunda-feira, 27 de setembro de 2004



Vejam que divertoso:

Là-bas, je ne sais où

"Véspera de viagem, campainha...
Não me sobreavisem estridentemente!


Quero gozar o repouso da gare da alma que tenho
Antes de ver avançar para mim a chegada de ferro
Do comboio definitivo,
Antes de sentir a partida verdadeira nas goelas do estômago,
Antes de pôr no estribo um pé
Que nunca aprendeu a não ter emoção sempre que teve que partir.


Quero, neste momento, fumando no apeadeiro de hoje,
Estar ainda um bocado agarrado à velha vida.
Vida inútil, que era melhor deixar, que é uma cela?
Que importa? Todo o universo é uma cela, e o estar prêso não tem que ver com o tamanho da cela.


Sabe-me a náusea próxima o cigarro. O comboio já partiu da outra estação...
Adeus, adeus, adeus, tôda a gente que não veio despedir-se de mim,
Minha família abstrata e impossível...
Adeus dia de hoje, adeus apeadeiro de hoje, adeus vida, adeus vida!
Ficar como um volume rotulado esquecido,
Ao canto do resguardo de passageiros de outro lado da linha.
Ser encontrado pelo guarda casual depis da partida -
"E esta? Então não houve um tipo que deixou isto aqui?" -


Ficar só a pensar em partir,
Ficar e ter razão,
Ficar e morrer menos...


Vou para o futuro como para um exame difícil.
Se o comboio nunca chegasse e Deus tivesse pena de mim?


Já me vejo na estação até aqui simples metáfora.
Sou uma pessoa perfeitamente apresentável.
Vê-se - dizem - que tenho vivido no estrangeiro.
Os meus modos são de homem educado, evidentemente.
Pego na mala, rejeitando o môço, como a um vício vil.
E a mão com que pego na mala treme-me e a ela.


Partir!
Nunca voltarei,
Nunca voltarei porque nunca se volta.
O lugar a que se volta é sempre outro,
A gare a que se volta é outra.
Já não está a mesma gente, nem a mesma luz, nem a mesma filosofia.


Partir! Meu Deus, partir! Tenho mêdo de partir!... " (Álvaro de Campos)

Achei remotamente relacionado com o momento presente. Pelo menos a parte do título em francês, hehe (lá longe, não sei onde, para os não "francophones"). Mas deixo o aviso aos amigos preocupados que ainda não cheguei nesse nível de dramalhão, ou depressão, como queiram, haha. Fica a poesia tão-somente pelo curioso...

enviado por Bruno - brunofaccini as 07:23:55. comentários[0]

domingo, 26 de setembro de 2004



Não estou me sentindo com super-poderes, como a ocasião necessita. É o velho e maldito pessimismo, e a antiga preguiça.

Odeio ter que preencher fichas, e correr atrás de documentos. Nenhum dos profssores que eu mandei email respondeu. Conclusão: segunda-feira vou ter que sair correndo atrás de novas opções.

Não consigo pensar em nada original pra escrever na maldita carta.

Mas, pelo menos uma alegria: no Cm, consegui vencer a Libertadores de 2007 com o Santo André! Escalada perfeita, título da Terceirona em 2004, da série B no ano seguinte, terceiro no Brasileirão de 2006 e agora a América.

(A coisa está realmente feia quando o maior alento vem do mundo virtual. Ai, eu nem sei o que fazer.)

enviado por Bruno - brunofaccini as 13:01:26. comentários[0]

sábado, 25 de setembro de 2004



E, finalmente,

"Caro Aluno

Parabéns,

Temos o prazer de informar que seu nome consta da lista dos alunos que passaram a primeira etapa do Processo de Seleção para École Polytechnique.

Dado ao número excessivamente elevado de candidatos que se inscreveram nos dois processos seletivos (Écoles Centrale e Polytechnique), o que acarreta grandes problemas logísticos para a escola, este ano o processo de seleção terá uma etapa adicional que terá lugar em uma REUNIÃO, convocada pelo Presidente da Comissão de Relações Internacionais da EPUSP, para tomada de decisão, por parte do candidato, por uma das duas Instituições francesas (Écoles Centrale ou École Polytechnique).

Lembramos, por oportuno, que a participação nos exames orais para admissão na Ecole Polytechnique só pode ser feita uma vez e que - muito importante - alunos que estejam cursando o terceiro, quarto ou quinto anos da EPUSP podem participar.

Os candidatos que optarem por participar apenas do processo da Polytechnique ou das Ecoles Centrale poderão se manifestar por e-mail até a data da reunião e não precisarão atender a convocação. Sugerimos, adicionalmente, que alunos que optarem por escrito pela participação nos exames da Polytechnique já devem iniciar os procedimentos de elaboração do dossiê conforme indicações abaixo.

(...)

Pedimos estarem atentos para uma próxima comunicação.

Atenciosamente,

Professor Adnei Melges de Andrade

Comissão de Relações Internacionais da Escola Politécnica da USP"

Êêê...A parte fácil (ter uma média absurdamente alta na Poli) já foi. Agora, tenho que preparar um milhão e meio de documentos para sexta-feira da semana que vem. Mais um parto...

Cancelo logo essa história de post especial. O tempo está curto demais, e não é momento para celebração, e sim para trabalho duro. vamos refazer a carta de motivação...

enviado por Bruno - brunofaccini as 16:04:47. comentários[0]

terça-feira, 21 de setembro de 2004



Já tinha preparado um post especial para o dia em que saísse o resultado da primeira fase de seleção do diploma duplo. A Usp não pára de adiar, então sou forçado a postergar meu texto também, fazer o quê...

Meus alunos responderam uma provinha semana passada. Infelizmente não pude aplicá-la, mas poderei corrigir. Não sei fazer um teste, hehe. Vergonhoso, mas a matemática é assim mesmo, é impossível saber tudo.

Mas a melhor parte da prova é que havia uma última questão, em que os alunos deveriam dizer o que pensam sobre o curso. 59% deles responderam que gostam das aulas (eu realmente contei, e fiz as porcentagens. Prometo postar alguns gráficos em breve, hehe.) As explicações são ótimas, variando desde "gosto dele pois pretendo fazer Engenharia Química também", até "ele é um excelente profissional", passando, claro, por "nada contra, mas absolutamente nada a favor", ou "ele é muito confuso".

Fico contente com o geral, mas creio que deveria dar aulas um pouco mais lógicas, lineares...Ou pegar matérias mais complicadas, para que eu pudesse divagar sem que ninguém sentisse isso...

enviado por Bruno - brunofaccini as 22:16:31. comentários[3]

quinta-feira, 16 de setembro de 2004



Anaconda, a super-cobra

Na propaganda do filme "Anaconda 2", é dito que ela tem mais de 450 kg, se move a 45m/s e não está sozinha.

Excluindo considerações sobre a rara orquídea que leva pesquisadores americanos a desbravar a Floresta Amazônica em busca da fórmula para algo como um "Elixir da Longa Vida", e sobre a presença de outras "anacondas", fixemo-nos na primeira parte da propaganda:

Com esses valores de massa e velocidade, e sabendo que a energia cinética é dada por E = (m v^2)/2 (ou seja, massa vezes quadrado da velocidade dividido por 2, utilizando a notação Excel de ^ para "elevado a"), temos que a energia cinética do réptil é da ordem de 455 kJ.

Como a cobra é brasileira, podemos supor que ela utiliza combustíveis nacionais. Supondo que em um protesto contra a alta do petróleo e a invasão do Iraque pelo terrorista empossado como presidente americano a Anaconda tenha optado por instalar um motor à álcool em suas entranhas, e que tal combustível tem um poder calorífico da ordem de 27200 kJ/kg, se considerarmos uma eficiência de 70%, teremos necessidade de cerca de 24g de álcool, ou seja, 30 mL (densidade= 0,78g/L). Um copinho de café, eu acho.

Considerando que a Anaconda dê 10 piques desses por dia (incluindo sábdo, domingo e feriados), temos a incrível quantidade de 9 L de álcool por mês, para sua propulsão.

Lógico que tudo isso partiu do pressuposto que ela usa um motor a combustão. Se lembrarmos que os répteis têm sangue frio, e um metabolismo não tão acelerado assim, vemos que o filme retrata algo impossível, coisa que pode ser afirmado sem 1/3 desses cálculos, mas foi divertido...

enviado por Bruno - brunofaccini as 20:10:00. comentários[0]


Vocês talvez se lembrem de que eu não pude alterar a minha carta de motivação porque o horário previsto para entrega havia se encerrado um minuto antes.

Pois bem, já tinha recebido um adiamento do pessoal que faz a seleção, conforme escrevi algum dia...

E hoje, novamente,

"Caro Aluno

Em face da mudança de calendário de provas, na entrega das notas e da conseqüente não disponibilidade de algumas notas, o resultado da Etapa 1 do processo seletivo com as Écoles Centrale que deveria ser divulgado em 16.09.04, foi adiado. Assim que possível, enviaremos e-mail informando o resultado.

Pedimos estarem atentos para uma próxima comunicação.


Atenciosamente,

Prof. Antonio Carlos Vieira Coelho
Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais da EPUSP"

Ah, pelo amor de Deus...

enviado por Bruno - brunofaccini as 11:25:43. comentários[2]

domingo, 12 de setembro de 2004



Um ano com o atual Nedstat. 3882 visitas, em 366 dias (o ano foi bissexto...), o que dá a boa média de 10,6 pessoas por dia. Nada mal...

Uma coisa que é muito pior é o que aconteceu no jogo do Palmeiras, hoje. Aos que não acompanham, digo que estava 2 a 0 pro Santos, faltando 10 minutos, e aí o Osmar diminuiu. O inferno do gol que diminui o placar quando falta um pouquinho, gerando em todas a vã esperança do empate.

Os jogos poderiam ser transmitidos com um atraso de 10 minutos, como os americanos cogitaram em fazer depois daquele "escândalo" do Super Bowl, mas não por pudores politicamente corretos, mas sim pra colocar um aviso: "ATENÇÃO: O ESFORÇO QUE O SEU TIME REALIZARÁ NESSE FIM DE JOGO NÃO SERVIRÁ PRA ABSOLUTAMENTE NADA. Continuar torcendo nessa situação é por sua conta e risco".

Aliás, creio que esse tema da esperança inútil anda aparecendo demais por aqui...Preciso mudar de assunto, mas isso realmente me tira do sério.

enviado por Bruno - brunofaccini as 18:28:22. comentários[1]

sábado, 11 de setembro de 2004



Não sei se vocês se lembram daquele poema do Binômio de Newton (vá nos arquivos, 5/8/2002). Eu precisava ensinar o maldito binômio aos meus alunos, ontem, e achei que seria divertido falar dele. Bom, tirando o fato que eles não conheciam a Vênus de Milo, coisa que eu não critico porque também não sou especialista em escultura, não teve boa repercussão, pra variar um pouco.

Achei no entanto, curiosa a quantidade de "ó". No primeiro bloco, são 4. No segundo, 9. Nessa hora, o Sensor Mental de Seqüências Bizarras, que você adquire após algum tempinho de Poli, começa a apitar. Hei, são os quadrados perfeitos! Se o próximo for 16!!!

Comecei a contar, e vi que eram apenas 15. Ou o Pessoa não se importou com isso, e foi mera coincidência (coisa que eu não acredito, já que o Binômio fala exatamente de desenvolvimento de potências), ou alguém perdeu um ó ao longo do tempo, ou talvez a falta da letra representasse a impossibilidade do Campos de ser uma "pessoa" dentro da lógica e dos padrões esperados pela sociedade.

Ou talvez eu esteja apenas divagando; todo o problema decorre de que os leitores de poesia em geral não gostam de matemática, e nunca vão buscar sentidos ocultos nesse ramo....

enviado por Bruno - brunofaccini as 12:06:38. comentários[0]

terça-feira, 7 de setembro de 2004



Russos

Sempre admirei os russos. Tá, irá exclamar o leitor atento, "você admira todo povo nórdico, eslavo, germânico ou qualquer outra coisa do gênero, basta ser mais branco que você, e falar de um jeito grosso..."

Tudo bem, sem críticas ao Autor, que ele não está emocionalmente preparado para ouvir críticas.

Aliás, é sobre isso o post. Não sei quantos de vocês assitiram a uma reportagem do Fantástico, sobre uma carta encontrada junto ao corpo de um dos marinheiros mortos no Kursk, o submarino que afundou em 2000. O primeiro pedaço dela, divulgado logo após o naufrágio, era "São 13:15 (horário local). Todo o pessoal das seções seis, sete e oito passou para o compartimento nove. Há 23 pessoas aqui. Tomamos essa decisão porque nenhum de nós pode escapar", dizia a carta, aparentemente escrita pelo marinheiro identificado como tenente-capitão Kolesnikov. "Estou escrevendo no escuro.", segundo o site

Contudo, segundo o Fantástico (reparem bem no nome do programa, não é "Notícias dominicais", e sim "fantástico"), havia um outro pedaço:

"Querida Olga, eu te amo. Espero que a vida não fique difícil demais para você. Mande lembranças à sua mãe, Galina, e para todos em casa.

12 de agosto de 2000

3:45 da tarde.

Está tão escuro aqui dentro que mal dá para escrever. Mas vou tentar escrever mesmo sem enxergar nada. Eu acho que nós não temos mais nenhuma chance. No máximo, 10 a 20% de chance de sobreviver. Eu só espero que alguém possa ler esta carta. Diga adeus a todos por mim. Não se desespere. Dimitri".

Imaginem a situação: nosso amigo russo, preso numa lata de sardinhas, a 110 metros abaixo d'água, no congelante Mar de Barents, pensa: "Puxa, vou morrer. Melhor escrever uma carta". E o cidadão escreve isso; A parte do 10 a 20% de chance de sobreviver deve ter consumido boa parte do tempo dele, não seria aceito um erro nessa estimativa.

E desse modo siberiano, de quem já está há muito congelado pelo frio vento das estepes, ele se despede da vida. Pra entrar pra história? Não, coisa nenhuma, esse pessoal do lado de cá do Equador é que devia ter um pouco mais de senso. E da parte boa do "russismo", não aquela que mata 400 crianças e anuncia que a caça dos terroristas começou, mas daquela que encara a vida como mero evento probabilístico.

Porque no fundo, no fundo, somos nós que temos apenas uma chance finita, mas não nula, de estarmos certos.

enviado por Bruno - brunofaccini as 20:09:57. comentários[1]

sexta-feira, 3 de setembro de 2004



Você acorda cedo, para mais um dia chato, e pensa: "É hoje".

Sim, é hoje que sai o resultado da primeira fase de seleção para as Écoles Centrale, sua "segunda opção" no programa de diploma duplo.

E você segue sua rotina normalmente, pois ninguém envia emails desse tipo às 6 horas da manhã.

Você faz mais uma daquelas experiências enfadonhas, correndo contra o relógio pra dar tempo de olhar o email. Até que, felizmente, a tarefa acaba, e você deve caminhar, da Física até a Poli, pensando na vida, pensando nos dados que Ele está jogando...

Andar sobre o gramado, atravessar a rua, subir as escadas, ai meu Deus, paro no banheiro agora ou espero mais um pouco?, não, vou pra Pró-aluno.

Você encontra um computador que parece simpático, senta e abre a Intranet. Abre maldito email, abre logo.

E está lá, a primeira mensagem, com título "Écoles Centrale - Seleção 2005".

Você se lembra do regulamento ("os selecionados serão informados por email"), e pensa, "Pronto, deu certo. Vamos abrir o email, e depois fazer uma dancinha ridícula de comemoração". Mas...

Mas o texto do email é

"Caro Aluno

O resultado da Etapa 1 do processo seletivo com as Écoles Centrale que deveria ser divulgado em 03.09.04, foi postergado para 16.09.04 em face da mudança de calendário e reposição de aulas.


Atenciosamente,

Elza Léllis
Comissão de Relações Internacionais da EPUSP"

E, como consolo, serve a idéia de que, no futuro, ao procurar no dicionário por "anti-clímax", você encontrará um texto escrito por você mesmo, quando era adolescente.

enviado por Bruno - brunofaccini as 11:07:16. comentários[1]

Nenhum comentário: