sexta-feira, março 10, 2006

Arquivo - Julho 2004

sexta-feira, 30 de julho de 2004



No consultório

Dentista: E aí, Bruno, tudo bem?

E vc pensa: "Ah, claro, eu estava apenas tendo um sonho ruim, achei que um doido de branco arrancava um dente tão no fundo da minha boca que mais parecia meu estômago, depois ficava uma hora tentando dar um ponto, e que estava nesse momento acabando de puxar a linha.

Bem, o senhor estava puxando uma linha agora...

Então acho que não está tão bem assim"

enviado por Bruno - brunofaccini as 23:21:50. comentários[0]

quinta-feira, 29 de julho de 2004



Eu até gostei desse template zoado. Pelo menos não precisa ficar abrindo outra tela com o Google. Claro que a propaganda do site que eu roubei o código aparece, a parte que restringe aO Blog não funciona, mas isso são detalhes.

No fundo, no fundo, isso é apenas preguiça crônica.

A greve acabou.

Deletei aquele post que falava do gênio. Sei lá, depois daquilo o Palmeiras desandou, creio que a culpa pode ter sido minha.

enviado por Bruno - brunofaccini as 14:36:57. comentários[2]

quarta-feira, 28 de julho de 2004



Orkut pode fazer mal à saúde...

Acabo de constatar que entre todos os meus amigos eu sou aquele que tem as menores porcentagens de "trusty" e "cool". Ou seja, nem os meus amigos que realmente se dispuseram a colocar aqueles smiles e cubos de gelo idiotas não se empolgaram muito...

Poxa vida, 60% em cada um...

O problema seria do pregador ou da audiência? Acho que vou concordar com nosso amigo Pe. Vieira. Mas não vou agradar os outros só pra ganhar esse prêmio idiota, e que eu nem queria mesmo, hehe;

enviado por Bruno - brunofaccini as 12:47:26. comentários[0]

segunda-feira, 26 de julho de 2004



É sempre assim, eu tenho uma idéia quase boa, aí a aplicação fica complexa, e eu desencano.
enviado por Bruno - brunofaccini as 14:51:10. comentários[0]


Pessoal, a chance disso aqui zoar tudo é imensa, mas se der certo...
enviado por Bruno - brunofaccini as 14:40:01. comentários[0]


Alguns seres humanos têm a felicidade de, através de seus escritos, unificar grupos com interesses aparentemente diferentes, mas que descobrem certa similaridade em alguns casos.

Este pobre escritor, contudo, é capaz de fazer o contrário: desagradar e dissociar segmentos que até poderiam se unir.

Explico melhor: tenho leitores que gostam dos números, outros gostam das leis, e um terceiro grupo não gosta de nada (excluindo, claro, aqueles que estão apenas procurando coisas bizarras no Google). Vejam, então, esse site.

Dessa forma, cumpro meu dever de desagradar a todos, mas não podia perder a chance de postar a "Equação Brizola".

enviado por Bruno - brunofaccini as 14:26:04. comentários[0]


Na mesma tônica do post anterior:

"Em Castela, o Rei Afonso X, assalariou, durante dez anos, uma comissão de cinquenta astrônomos estrangeiros, para calcular as tábuas dos planetas. Surpreendia-se tanto a dificuldade da obra, que lhe escapou este comentário: "Se Deus me consultasse ao tratar da criação, eu lhe recomendaria uma organização mais fácil"."

(extraído de algum site, que eu fehcei e esqueci de anotar. Procurem por Castela "Se Deus" "tábuas astronômicas" na Oitava Maravilha e certamente vocês encontrarão a referência).


enviado por Bruno - brunofaccini as 11:36:27. comentários[0]

domingo, 25 de julho de 2004



Fragmemto riscado do manuscrito "100 tópicos para melhorar a vida na Terra", de Deus:

Eliminar as cobranças de pênalti no último fim de semana de julho.

enviado por Bruno - brunofaccini as 19:26:12. comentários[0]

sábado, 24 de julho de 2004



Dar aula parece mais fácil a cada semana.

Dei o golpe no governo ontem, dando uma aula extra, no lugar de uma professora que faltou, e recebendo por isso. Fomos instruídos a fazer isso. O detalhe é que eu não tentei manter a ordem por muito tempo. Eles queriam zoar, tudo bem, eu tirei dúvida dos interessados. 5 exercícios de PA, uma explicação meia boca sobre o uso de parênteses, 10 reais. Parece pouco. De fato, se compararmos os ganhos por hora com o mundo da prostituição, por exemplo, parece que eu sou mais explorado do que aquelas menores arrancadas de suas famílias no Pará, mas prefiro a situação atual.

E o Grande Mestre Tsu surgiu novamente na aula de ontem. Explicando dízimas periódicas, eu ia resolver um exercício resolvido (ainda não entendi porque os professores fazem isso, nem porque começam a apagar a lousa do fim pro começo. Deve ser algum tipo de doença que a inalação de pó de giz provoca), mas um aluno, metido a piadista, falou: "Ah, você vai fazer agora 53/55, né?", e era exatamente o que eu ia fazer.

Pra não perder ainda mais o respeito, falei: "Não, esse vocês podem ler na apostila, vou fazer outra coisa", mas eu não tinha nenhum outro exemplo pronto. Ai que o Tsu reaparece.

Quando fazemos 1/7 o período (a parte que se repete) da dízima é 142857, e esse número é meio mágico, porque 2 x 142857= 285714, ou seja, os números mudam de lugar. Quando multiplicamos o mesmo 142857 por números maiores, em geral algum número se "divide", por exemplo 142857 x 8=1142856, ou seja, o 47 vira 6+1. Legal, né? Entender porque isso acontece é meio bobo, mas acabaria com a magia. Dessa vez, caro Barbas, acho que o senhor não vai reclamar das "fórmulas" que eu ando postando, certo? Afinal, isso aqui só exoge conhecimento de 2ª série.

Algum matemático foi acusado de bruxaria por ter previsto um eclipse, mas não sei quem foi. Em todo caso, o conhecimento sempre parece mágico, o problema é que às vezes ele está distante demais para que possamos apreciar.

No final, consegui arrancar alguns sorrisos com o meu truque. Ou melhor, truque que eu conheci quando a minha irmã teve aula com o já referido mestre.

Na próxima aula vou levar aquela equação que a solução é x=amo-te. Ao final do curso, quem sabe eu não ergo uma estátua pro Tsu...


enviado por Bruno - brunofaccini as 14:48:21. comentários[0]

sexta-feira, 23 de julho de 2004



Digite seu texto e logo após clique em 'publicar'
enviado por Bruno - brunofaccini as 10:31:25. comentários[0]


Fiquei 2 horas na pró-aluno e não conseguir achar nada de bom pra escrever.
enviado por Bruno - brunofaccini as 10:34:43. comentários[0]

quinta-feira, 22 de julho de 2004



Quando os Estados Unidos sofreram o Onze de Setembro (acho tão legal colocar o "Onze" em maiúscula, nesse caso), muito se falou que o medo e indignação que sucederam os ataques tinham como causa, entre outras coisas, o fato de não se poder nomear o inimigo.

Nesse caso, a primeira nunca é "Como?", ou "Por quê?", mas certamente "QUEM?".

Um dos posíveis jeitos de resolver esse impacto seria descobrir quem perpetrou a barbaridade, ou esperar que o próprio grupo responsável se identificasse. Como nenhuma desses fatos ocorreu, a melhor saída era escolher um culpado, e, se tudo desse certo, não faria tanta diferença assim.

Voltando desse paralelo, temos alguns problemas. Em primeiro lugar, eu não tenho poderio bélico algum. Em segundo, o ataque sofrido não foi tão grande assim, e em terceiro lugar, eu ainda prefiro o diálogo do que a agressão ou a fuga.

Em todo caso, a mordida da cobra a que não se pode dar um nome é terrível.

enviado por Bruno - brunofaccini as 11:25:22. comentários[0]


Minha maritaca morreu na terça-feira. Estava velhinha, para uma maritaca, mas sempre é triste.

Pois é...

Acho que eu nunca dei a devida atenção a ela, na verdade.

enviado por Bruno - brunofaccini as 01:12:56. comentários[2]

domingo, 18 de julho de 2004



Comentário para o post de ontem:

"Pseudo-mestre, sinto informar-lhe q sim, existe sim segunda chamada no vestibular do ITA, a qual é realizada através de ligações telefônicas. A sua tentativa de fingir que lamentaria muito se sua vaga tivesse sido dada a ninguém não colou... todos sabem e Freud explica q se realmente ela não fosse dada a qquer outro, vc ficaria bem mais aliviado. Até mais!

Aurélio - enviado em 17/7/2004 19:31:00"

É preciso fazer alguns esclarecimentos...

Pseudo-mestre? Acho que é até um elogio, não mereço tal denominação. Certo amigo gosta, por alguma razão, de me chamar de Mestre, mas não vejo motivo pra tanto.

Caro Aurélio, o senhor não deveria se sentir mal em me dar tão boa notícia. Porém, eu já havia procurado um conhecido meu que estudou por 3 anos no ITA, e que me informou que na verdade eles já chamam uma certa quantidade extra de alunos, então a segunda chamada fica meio desfalcada.

O problema todo é que eu não "tentei explicar" que eu ficaria chateado, eu de fato fiquei, mas isso não é da conta de ninguém. Creio que nem "todo mundo sabe" que eu ficaria contente eu prejudicar a vida dos outros, pera lá...

Se Freud explica alguma coisa nesse sentido, bom para ele, hehe; não tenho conhecimento nessa área a ponto de discutir qualquer coisa. Se Freud fez uma grande generalização, no meu caso ele errou.

E, pelo menos, posso voltar a dormir com a cabeça tranqüila, mesmo que certas pessoas desconhecidas insistam que eu gosto de ferrar os outros. C'est la vie...

Mas uma coisa que eu realmente gostaria de entender é porque as pessoas que criticam se escondem atrás de pseudônimos e emails falsos...Dessa vez, foi esse tal de dicionario@aurelio.com.br . Creio que o público em geral não consegue ver isso, mas aparece no meu email. Meu Deus, se você quer escrever algo, por favor, os comentários existem para isso, mas não custa nada se identificar. Descer a lenha protegido pelo biombo da identidade falsa é muito fácil...

enviado por Bruno - brunofaccini as 19:07:47. comentários[3]

sábado, 17 de julho de 2004



As coisas tendem a melhorar com o passar do tempo. Não, não pretendo fazer nenhum modelo matemático disso.

As aulas foram um tanto melhores ontem. Tive 50 minutospra jogar conversa fora na sala dos professores, realizando o sonho de todos (vá lá, de alguns) alunos de conhecer aquele lugar sórdido por dentro.

Quase fui espancado pela professora de Química, que tenta entrar no ITA há não sei quantos anos, e que disse não existir segunda chamada. Se isso for verdade, vou me sentir muito mal...

Aparentemente é...

Pois é, o post ficou muito mais triste agora...

enviado por Bruno - brunofaccini as 11:49:59. comentários[1]

sexta-feira, 16 de julho de 2004



Definições de um pessimista

Sonho é quando você acorda, faz um pequeno esforço para se lembrar do que aconteceu, e, quando se lembra, em geral se arrepende de ter aqueles idiotas e irreais.

A realidade é aquilo que vem imediatamente à sua cabeça quando você acorda, você pensa em se esforçar para não lembrar e em geral se arrepende das coisas idiotas que fez.

enviado por Bruno - brunofaccini as 10:13:55. comentários[1]

quarta-feira, 14 de julho de 2004



Muitos anos de exercícios de matemática de escola me deixaram acostumados com "respostas bonitas", aqueles com números "divertidos". Porém, como foram muitos anos, a quantidade de números que eu reconheço como "legais " é muito alta, e por vezes o que parece razoavelmente normal pra mim não o é de fato. Tá, perdi o meu auto-corretor, mas ganhei simpatia por algumas dízimas simples, por exemplo. (Obviamente tudo isso não serve para nada nas aplicações do mundo real, mas deixa pra lá).

Creio que fenômeno semelhante pode acontecer com maníacos por outros assuntos. Um historiador, por exemplo, que enxerga relação entre cada fato da sua vida com a data em que eles ocorreram e conseqüentemente algum evento mais ou menos famoso daquele dia.

Tudo isso pra dizer que no dia da Queda da Bastilha finalmente fui atrás da minha carta. Fiz aqueles exames bizarros, me segurei pra não rir ao ter que riscar com a mão direita e a esquerda, ao mesmo tempo, sem apoiar no papel, repetindo um padrão, e riscar de um jeito rão tosco que a psicóloga precisou adulterar meu exame (faltou muito pcc....). Em todo caso, a Revolução está iniciada.

enviado por Bruno - brunofaccini as 13:57:09. comentários[3]


Do Thiago Gentil e outras coisas

Não consta que nem Pelé após seu primeiro jogo ou o Machado ao concluir seu primeiro livro tenham exclamado: "Meu Deus, se eu pudesse não fazia isso nunca mais".

Tá, na verdade no meu caso também não foi tão ruim. O que não quer dizer que tenha sido ótimo, claro. A bisonhice desse escriba (aqui no sentido de inexperiência mesmo) gerou algumas dificuldades no trato com a bisonhice da classe.

Em primeiro lugar, a classe fez aquele "ah..." quando eu disse que a aula seria de matemática. Quando avisei que era uma aula dupla (100 minutos), ouvi alguns "puta que pariu no fundo" da sala. MAs é preciso continuar.

E de repente você se torna o único ator naquele situação, a única pessoa que não pode ficar em silênico. Se um aluno tem uma síncope e morre, é possível que ninguém note, se ele já fosse um cara calado, e se não se bater muito durante a própria síncope. Mas no meu caso era diferente. Começo então a fazer a chamada, e me questiono como alguns professores conseguem memorizar 100 nomes de uma vez.

Até que chega em um certo Bruno F. S. Pinheiro.

Eita. Iniciais familiares. Chamo o cidadão. Ergue o braço um carinha no canto, camisa do Corinthians, piercing na sombrancelha, negro, cabelo razoavelmente não convencional, ouvindo walkman.

E eu penso: "Quando é que aquele pessoal lá de cima vai parar de colocar no meu caminho essas versões bizarras do meu barro original? Malditos Doppelgänger..." No fim das contas, achei que era melhor tentar ser engraçado com o corinthiano. Critiquei o time do Palmeiras também...Tudo para ganhar a simpatia dos caras.

TIve que distribuir centenas de apostilas para os alunos. 10 apostilas para cada um 46 pessoas, que tinham que assinar um documento. No final, precisei distribuir por fileira, como fazem todos os professores. Tive algum trabalho em contar os alunos de cada fileira. Depois percebique deveria distribuir mais coisas, da mesma forma, e quando me pus a contar os alunos novamente, um fulano na frente lembrava quantas pessoas havia em sua fileira! E outro também! Nessa hora, eu dobrei 128 vezes o meu ego, guardei dentro da caixa de giz e falei: "É, vocês estão com a memória melhor que a minha"...

Mas num dado momento, quando me perdi explicando como se coloca alguma coisa em evidência ( C+ Cit= C(1+it) parece óbvio, mas tenta explicar isso pra quem não quer aprender), ouvi "xi, ele tá completamente perdido". E eu realmente me sentia. Aí uma imagem subitamente me vem à cabeça:


Pois é, meu caro mestre...Não sabia que o "lado de lá" era tão difícil. Me arrependo do meu comportamento nos últimos 15 anos. Terrível a sensação de ter apavorado dezenas de inocentes... Mas a gente se acostuma.

O Thiago Gentil só entra pra completar o dia sofrido, e lembrar uma boa frase: "A diferença entre nós e os gregos é que eles não perdiam seu tempo torcendo pelo Thiago Gentil".

E o pior é que vai entrar alguém aqui procurando por "Foto do Thiago Gentil". Se é esse o seu caso, torço sinceramente para que seu computador receba imediatamente um vírus...

enviado por Bruno - brunofaccini as 09:17:50. comentários[1]

segunda-feira, 12 de julho de 2004






Agradeço a todos que colaboraram para isso, e àquele hindu que inventou o zero, pois sem ele não existiriam os queridos números "redondos".

enviado por Bruno - brunofaccini as 15:44:15. comentários[3]


Conseqüências

Amanhã finalmente começam as minhas aulas, e nunca, nesses 14 anos de escola, o pronome "minhas" foi tão bem empregado.

Mas para que servem essas aulas?

Para reforçar o sofrível ensino público, dando uma maior chance a esses alunos a Fuvest, permitindo, quem sabe, que eles cursem uma boa universidade.

Assim, eles conseguirão, em tese, melhores empregos, melhores salários.

Novamente a pergunta: e para quê?

Para viver melhor? Para só praticar crimes por vontade, e não por necessidade? Ou então, dentro daquela lógica de que "quem gosta de homem é viado, mulher gosta mesmo é de dinheiro", as minhas aulas servirão portanto para que algum aluno consiga uma mulher mais bonita, daqui a duas décadas. E só. E eu não sou pessimista.

enviado por Bruno - brunofaccini as 11:41:01. comentários[1]

sexta-feira, 9 de julho de 2004



Fatos, folhetos e filosofias

O Leitor Atento já percebeu que eu só me disponho a colocar título quando consigo uma aliteração.

Bom, como alguns sabem, começo a dar aulas. Como poucos sabem, participarei do "Desafio Sebrae" de empreendedorismo.

Em ambas as situações recebi folhetos (nome genérico para "coisas com informação", na falta de uma palavra melhor) explicativos. No caso das minhas aulas, trata-se do primeiro e do segundo módulos a serem ensinados. No do desafio, são explicações sobre como o jogo e o mundo dos negócios funcionam.

Curioso que no segundo caso há uma boa dose de matemática implícita, mas ela não me interessa ou diverte. Já no caso das aulas é um prazer ler aquelas poucas folhas. Olha, o binÕmio de Newton. Puxa, análise combinatória. O problema das pontes de Königsberg (sugiro a todos que entrem no site).

Talvez seja falta de maturidade da minha parte. Talvez sejam ideologias ainda não extintas; existe uma chance de que eu mude radicalmente de idéia, claro.

É, não consegui desenvolver bem o binômio (desculpem...) ciência pura/conhecimento aplicado. Fica o post pela reclamação e pelo link.

enviado por Bruno - brunofaccini as 11:48:44. comentários[2]

quinta-feira, 8 de julho de 2004



Há uns dois meses atrás, enquanto eu estava no ônibus, um cidadão meio estranho, de turbante, sentou-se ao meu lado. Obviamente eu não pretendia puxar assunto, mas o camarada insistiu.

Após alguns minutos, ele me contou que era um gênio, e podia realizar três pedidos meus. Enquanto eu mal me controlava de ansiedade, pensando nos pedidos, ele me alertou que era apenas um estagiário do setor esportivo da sua empresa (Genius Corporation, ou coisa que o valha), e portanto meus pedidos deveriam ficar restritos a essa área.

O gênio-júnior então perguntou:

-Qual é o acontecimento esportivo que você tem maior necessidade de evitar?
-Ah, se o São Paulo perdesse a Libertadores, de um jeito humilhante, seria ótimo.
-São Paulo...Libertadores..ridículo - repetia ele, enquanto tomava nota num caderno - E o que mais você pretende? Vamos lá, alguma coisa de bastante impacto.
-Seu G~enio, estou preocupado com a iminente saída do Vágner Love. Será que o senhor não poderia arrumar um substituo que você parecido, sei lá, com o Evair?
-Arranjar vídeos de "Evair"... Alertar os olheiros da empresa...Tá, tudo bem, acho que eu consigo. Pede uma coisa difícil agora, pra que eu possa testar os meus poderes.
-Então tá bom, coloca o Palmeiras em primeiro e o Corinthians em último.
-Olha, isso pode dar algum trabalho, e eu não posso prometer resultados, mas garabto que vou tentar.

Depois disso, o Gênio desapareceu, mas acreditei que ontem o seu serviço já estaria completamente cumprido, mais ainda faltam alguns detalhes.

(Parêntese Politécnico: Ontem, após o gol do Rgério, o Casagrande comentou que a sorte do Corinthians poderia começar a mudar. Enquanto eu pensava qual era a obrigação da função sorte, vamos chamá-la s(t), em ser contínua, o Gil fez o gol, provando que pelo menos nas proximidades de s'(t)=0 ela de fato é contínua...)

enviado por Bruno - brunofaccini as 11:01:25. comentários[1]

quarta-feira, 7 de julho de 2004



Você percebe que o seu referencial de felicidade mudou quando o seu dia é mais ou menos assim, e você ainda se alegra:

Chegar na faculdade, conversar com algumas pessoas, ser elogiado por outras pelo seu desempenho, fazer uma prova idiota, voltar pra casa, almoçar, ler algumas páginas de um livro e tirar um cochilo.

Ou seja, ter aproximadamente a mesma vida de uns 3 anos atrás...

enviado por Bruno - brunofaccini as 18:24:39. comentários[1]

segunda-feira, 5 de julho de 2004



História bizarra do metrô de hoje:

Estou descendo do ônibus, e vejo uma mulher tentar passar o seu bilhete único, sem sucesso. Aparentemente estava sem crédito. Ela olha desconsolada para os lados, põe a mão no bolso e tira uma nota de 50. Obviamente o cobrador não tinha troco, e ela desce, de graça, pela porta da frente;

Desço as escadas que dão para o metrô, pensando em como esse golpe dela é bom, e pode ser aplicado em diversos ônibus. Nisso vejo a mesma mulher, e dessa vez seu bilhete de metrô não funciona; ela comunica o funcionário de que ainda tinha uma unidade, e após alguns instantes ele retorna, e ela utiliza o bilhete.

Teses:

1- Conheci a maior estelionatária do transporte público de São Paulo.

2- Conheci a dona de alguns dos maiores imãs do Brasil.

3- Conheci alguém com um azar maior que o meu.

enviado por Bruno - brunofaccini as 20:25:39. comentários[1]

domingo, 4 de julho de 2004



Bom, acabei me esquecendo de escrever algo sobre o segundo aniversário d'O Blog, ocorrido nesse sábado.

Não quie haja muito pra ser dito, claro.

É preciso comentar que, pela primeira vez desde o século passado o Palmeiras assumiu a ponta do Brasileirão...Num ano de surpresas futebolísticas (São Caetano, Santo André, Porto, Grécia...reparem na repetição do tom azul), alguma tinha que ser agradável.

Aliás, esse ano está sendo muito semelhante com uma partida de cm que eu disputei certa vez, com o Palmeiras. Perdi o Paulistão e a Copa do Brasil de um jeito idiota, depois cheguei a liderar o Brasileiro, mas perdi fôlego com a convocação do Love pra Copa América, e terminei em 5º, ficando fora da Libertadores. Curioso que devido ao pouco número de atacantes e à falta de verba imposta pelo Mustafá, eu apostava num garoto chamado...Caê!

Gostaria de saber se é o mesmo...

Mas a grande surpresa se chama Maria Sharapova. Não coloco uma foto da bela moça porque deu algum pau no Weblogger. Mas vocês imaginem uma "russa genérica". Nascida na Sibéria, em 1987 (ai...), quase da minha altura, campeã em Winbledom...Pois é, e a gente aqui...

Tá certo que a mãe dela teve que fugir, grávida, de Chernobyl, que ela passou maus bopcados no início de carreira, mas a gente sempre inveja apenas a parte boa.

Estou lendo "Assim falou Zaratustra", e tinha pensado em algum evento de hoje minimamente relacionado com o eterno retorno, mas me esqueci disso, e ainda não cheguei nessa parte. Vamos parar de enganar os leitores...

enviado por Bruno - brunofaccini as 20:48:53. comentários[1]

quinta-feira, 1 de julho de 2004



O que faz o Autor postar não é sua vontade de convencer o mundo de que ele sempre tem razão (tá, isso pesa um pouco), mas sim quando o número de visitas passa um certo valor crítico. Aí, sou obrigado a reacender a chama d'o Blog.

Pela velha teoria dos Campos Mórficos, outras pessoas já tinham se perguntado sobre o desnível entre o Pacífico e o Atlântico, como por exemplo:

"Pergunta: Fiquei sabendo que existe uma diferença de altura entre os dois oceanos (Pacífico e Atlântico)e que é esse diferencial que faz com que o Canal do Panamá funcione. O que aconteceria se destruíssemos as duas comportas em cada extremo do Canal? E a teoria dos vasos comunicantes? Toda a água do oceano *mais alto* escoaria para o oceano *mais baixo* e teríamos uma catástrofe mundial, com alteração de nível dos aceanos? Estou desesperado de curiosidade!"

Pergunta de: Reginaldo Silva

Resposta:

"Oi Reginaldo ! O Canal do Panama´ não funciona por causa da diferença de nível entre os Oceanos Pacifico e Atlantico, mesmo porque essa diferença é de poucos centimetros (uns 10 cm se nao me engano). O que permite que o canal funcione é o reservatorio de agua do Lago Gatun, que fornece a agua para as eclusas do canal. Esse lago está situado no meio do canal e suas aguas estao a um nivel mais alto do que o nivel dos oceanos. Ou seja um navio que vai de um oceano a outro primeiro sobe diversos niveis pelas eclusas do canal até atingir o nivel do lago e depois começa a descer de nivel até atingir o nivel do oceano seguinte atraves de outras eclusas. Se destruissemos as comportas do canal, a agua do lago Gatun começaria a escorrer para os oceanos, como se fosse um rio com saida para os dois oceanos. Sobre a teoria dos vasos comunicantes, apesar de um oceano ter um nivel mais alto do que o outro, temos que lembrar que é um nível medio e que os niveis dos oceanos variam enormemente de acordo com as marés e com as correntes maritimas. De fato deve haver uma corrente maritima passando de um oceano para outro, como verdadeiros rios oceanicos. Ou seja esse "escoamento" já deve acontecer e nao acontece catastrofe nenhuma. Espero ter satisfeito a sua curiosidade.

Resposta de: Renato Kodaira - Sao Paulo - SP"

De acordo com outras fontes, o desnível oscila entre 3 a 30 cm, duas ordens de grandeza menos do que eu lembrava...Em momentos especiais, chega a 4 m. Logo, o mundo não está em colapso.

A
explicação se baseia nas correntes oceânicas, ventos, etc. Interessante, não tem a ver com Coriolis.

enviado por Bruno - brunofaccini as 20:04:32. comentários[2]

Nenhum comentário: