sexta-feira, março 10, 2006

Arquivo - Outubro 2004

quarta-feira, 27 de outubro de 2004



O ser humano só se comporta de modo próximo do ótimo por duas razões: uma incrível necessidade ou uma grande sorte.

Se nenhum desses fatores está presente, as coisas tendem a fluir da forma "natural", ou seja, com muitos altos e baixos (novamente a série de senos e cossenos) mas sem grande brilho.

Isso explica muita coisa, desde o declínio do Império Romano às freqüentes rodadas do Schumacher depois de assegurar o hepta, até o meu pífio desempenho nas últimas provas. A diferença é que o Schumacher não tem um blog que fica falando sobre um maldito estudante brasileiro...

enviado por Bruno - brunofaccini as 17:55:29. comentários[0]

segunda-feira, 25 de outubro de 2004



Bruno e Schumacher, Rooney e Rubinho

Existem coisas que se repetem ad infinitum. Chamamos isso de funções periódicas, no meu pequeno mundinho. No mundo esportivo, tal fenômeno é muito mais comum do que se imagina.

Lembram-se do Bruno, o goleiro do Palmeiras que entrou no fim da prorrogação num jogo de juniores (acho que é 12/01/2003, ou coisa do gênero. O bom de ter um blog antigo é poder ficar citando coisas que os leitores não vão conferir, assim como todos os livros de cálculo sempre justificam qualquer passagem com "de acordo com o teorema 6.12, da seção 5, capítulo 13, volume 1"), para tentar defender uns pênaltis?

Pois é, o cidadão que tem a honra de usar o meu nome jogou naquele amistoso idiota da semana passada. E visivelmente fez um grande esforço para defender um pênalti cobrado por...Michael Schumacher.

Obviamente o alemão marcou, como sempre, e o Bruno foi pegar a bola no fundo do gol, como de costume.

História ainda mais chocante foi a do inglês Wayne Rooney. O moleque é simplesmente um moleque, ou seja, ele é mais novo do que quase todos os meus amigos. E joga pelo Manchester, caralho. Há 2 anos, quando faltavam 5 dias para seu aniversário, ele foi jogar com o Arsenal, que detinha o maior recorde de invencbilidade do futebol inglês, a época. Rooney marcou o gol da vitória do seu pequeno Everton, no último minuto, destruindo o gigante. Ontem o filho da mãe completou 19 anos, e foi jogar contra o Arsenal, de novo...E, no último minuto, marcou de novo o gol da vitória. O detalhe importante é que a série de jogos sem perder do Arsenal estava em 49, o que é o maior recorde atual. Isso continuará até uma nova invencibilifdade do time londrino, seguido por mais um gol de Rooney no finalzinho de outubro, e assim por diante, por todos os séculos e séculos, amém.

Enquanto isso, no lado de cá do Equador, nosso amigo Rubinho segue perseguido pelos deuses, pelo tempo, pela chuva, por Gauss...E vamos lá, nessa soma de senos e cossenos...

enviado por Bruno - brunofaccini as 12:53:21. comentários[1]

quarta-feira, 20 de outubro de 2004



Oliver Kahn é um personagem recorrente desse espaço amarelo, pelas coisas estranhas que acontecem com ele, por ser alemão, por ter ganho o prêmio de melhor jogador da Copa entregando o ouro no final, e principalmente por ser goleiro.

Disse o cidadão: "Por algum tempo realmente acreditei que fosse um rei, um verdadeiro tirã".

Bom, alguns continuamos acreditando nisso.

(Acho melhor dizer que a frase anterior é uma silepse, não um erro, antes que alguém me critique. Afinal de contas, sou um rei, um verdadeiro titã).

enviado por Bruno - brunofaccini as 22:08:11. comentários[1]


Sempre acreditei que ninguém podia, em sã consciência, perder tempo assistindo a um jogo de baseball, só aqueles americanos mais idiotas que não gostam nem de futebol americano. Creio que isso é conseqüência da maior singularidade do baseball: ele é o único esporte coletivo com um jogador de cada lado.

Claro que existe um catcher, existem aqueles idiotas que ficam correndo atrás da bolinha, mas no fundo é apenas o pitcher e o cidadão que vai rebater.

E eu perdi umas 3 horas uns dias atrás vendo o jogo do Yankees. Perdendo tempo que eu não tinha, claro, mas é aquele vicío do maníaco em esportes...

Mas
o melhor do jogo foi o comentário do narrador, que não agüentava mais aquele jogo, depois de bater o recorde de "jogo mais longo da pós-temporada". Disse o cidadão, cujo nome me escapa: "Eu só espero não bater o meu recorde de ESPN, num jogo de hóquei que levou 7 horas e 15 minutos". Bom, de fato ele não bateu, mas a duração se aproximou disso...

As coisas cujo tempo de encerramento é bem definido são bem mais interessantes...

enviado por Bruno - brunofaccini as 12:29:14. comentários[1]

sábado, 16 de outubro de 2004



Por algum tempo acreditei que a Matemática fosse uma incrível chave de fenda para apertar parafusos que não existem.

Passo a crer agora que ela se parece mais com uma daquelas folhas que ensinam como se deve montar um móvel: tudo aquilo é verdade, as informações formam um "todo" coerente, mas apenas um profissional sabe bem o que se entende por "coloque a cavilha H no tampo 2, não se esquecendo do parafuso giratório na entrada 3-M".

E o pior: nós não conseguimos montar aquele belo armário do mesmo modo que o indicado na caixa...

enviado por Bruno - brunofaccini as 18:45:06. comentários[0]

terça-feira, 12 de outubro de 2004



E nesse feriado em que algumas pessoas famosas morreram, escolho a frase (atribuída ao Fernando Sabino): "No fim, tudo dá certo. Se não deu, é porque não chegou ao fim", afinal de contas ela me guia durante a elaboração de quase todos os trabalhos da faculdade, hehe. Claro que alguns deles não deram certo, e foram entregues assim mesmo, mas creio que a frase continua válida. O que eu não sei se é tão válido assim é a autoria...Nosso amigo google é inconclusivo quanto a isso.

Só para comentar alguma coisa politécnica, percebi esse fim-de-semana (sou meio lerdo pra essas coisas) que o meu destino estava traçado. Vejam só, minha avó se chama Dina, aquela velha unidade de força do CGS; uma tia do meu pai é Norma, conceito da Álgebra que eu não vou entrar em detalhes, mas que é bem simples, parecido com o de módulo, mais familiar ao leitor comum (de fato, a norma de um real é o próprio módulo, em condições "normais", mas deixa isso pra lá). E o sobrenome da madrinha nada mais é do que ... Poli. É a vida...

enviado por Bruno - brunofaccini as 20:58:36. comentários[4]

sexta-feira, 8 de outubro de 2004



"Aniversariante do dia 5/8"

Nas pessoas que nascem no dia 5 de agosto a personalidade forte e egocentrada dos leoninos pode aparecer disfarçada sob uma aparência de tranqülidade e até mesmo de frieza que confunde quem os conhece apenas superficialmente. Quem trabalha ou divide o cotidiano com eles pode ficar impressionado com o espírito prático e com o perfeccionismo que exigem de si mesmos e dos outros. Mas por trás dessa aparência simples e materialista está uma personalidade complexa, muito mais preocupada com prestígio do que com dinheiro e capaz de suportar muita coisa, menos a indiferença ou a falta de atenção dos seus contemporâneos.
Donos de uma natureza profundamente emocional, eles exercem um poderoso controle sobre os seus sentimentos e não deixam que interfiram na execução das suas tarefas cotidianas. Quando esse mundo de emoções intensas encontra um canal de expressão, se revelam artistas originais e carismáticos. Mas quando não encontram a saída criativa, estão sujeitos a violentas explosões emocionais que podem surpreender e assustar quem não os conhece direito.

(Pessoal, copiei isso aí de um email que a minha mãe achou. Só não concordo com a parte do "espírito prático", mas até que para uma coisa de "enganologia" está bem coerente, por isso merece o post. Desculpem os erros de digitação, copiei correndo e não vou copiar pro Word...)

enviado por Bruno - brunofaccini as 22:09:36. comentários[2]

quinta-feira, 7 de outubro de 2004



"Posso até não saber quais são as sete maravilhas, mas tenho certeza que a oitava é o Google".

Tá, eu sou fã de carteirinha desse site que quer controlar o mundo. E, apesar de ainda me lembrar do Farol de Alexandria, do Templo de Diana, da Estátua de Zeus, do Mausoléu de Halicarnasso, do Colosso de Rodes, dos Jardins Suspensos da Babilônia e das Grandes Pirâmides, concordo com a frase, cujo autor, aliás, sou eu mesmo.

Mas a grande novidade sobre esse nosso amigo é que ele faz contas! SIm, diga adeus àquela calculadora tosca do Windows! Desde as operações básicas, passando por raiz quadrada de negativos (sim, ele dá a resposta imaginária), até funções exponencias (exp (2) =7.3890561, ou seja, o número e elevado ao quadrado), trigonométricas (com argumento em radianos, e para colocar o valor de pi, basta escrever ... pi! (sem a exclamação, claro, pois ela também calcula fatoriais), e mesmo logaritmo de números negativos, coisa que a gente nem aprende, no colégio ou na faculdade (só no Apostol e similares, haha).

Ele não resolve equações de nenhum tipo, pelo que pude inspecionar, mas expressões razoavelmente complexas funcionam;..e creio que mais rápido que a Casio, desde que vc tenha speedy. Vejam com exp(tan(sin (cos ( ln(2) ) ))^2). Esse número é quase dois, curioso...

Mas a melhor parte não é essa. O GOOGLE FAZ CONVERSÃO DE UNIDADES!

Tá, se você não faz engenharia química talvez não se importe com isso, mas saber que vc pode dar adeus a milhares de fatores de conversão, e nunca mais precisar lembrar que 1cP=10^-3 Pa.s, ou 1 atm=101325 Pa = 14,696 psi, ou coisas do gênero...

Viva!


enviado por Bruno - brunofaccini as 20:09:19. comentários[7]

terça-feira, 5 de outubro de 2004



Vocês já tiveram a estranha sensação de estarem participando de um bizarro experimento que tenta aumentar a alegria provocada por noites "normais" de sono, através da sensível redução da freqüência com que elas ocorrem?

(Dependendo do que estiver escrito na sua carteirinha USP, acho que sim...)

enviado por Bruno - brunofaccini as 23:44:54. comentários[0]


Comentários adicionais

Preciso dizer algumas outras coisas, que não tinham relação com o bom (médio...tá bom, com o péssimo) texto de baixo.

Votei no Serra; Isso é realmente surpreendente. Atribuo o fato a uma má influência dos prédios da Poli sobre a mente dos alunos.

O Papai-Noel (o cidadão que ajudou o Vanderlei, o maratonista) disse que pretende conhecer o Brasil. E o JT chegou a comparar o grego que assumiu a ação com sua verdadeira personalidade de Bom Velhinho. Campos mórficos...

Minha documentação foi enviada pra Polytechnique. Alguns percalços, contarei num dia de pouco assunto. Agora é só esperar até o fim do mês (maravilha, prefiro imensamente por um longo período de angústia do que um curto período de trabalho desumano).

enviado por Bruno - brunofaccini as 23:27:18. comentários[0]


Vocês já conhecem essa situação, tema tão batido d'O Blog:

Imagine que você é um goleiro que vai defender uma cobrança de pênalti. Agora imagine que a disputa envolve a medalha de ouro olímpica. Contra a Argentina, claro, pra dar mais emoção.

E o cobrador é cego.

A cena foi muito (tá, um pouco) repetida: o goleiro brasileiro, que jogava futsal, defende uma cobrança decisiva. Foi a coisa mais triste que eu já vi no futebol. Imagina a cabeça do cidadão, tendo que tirar vantagem da deficiência alheia, pra fazer a defesa. Terrível...

Já no futebol de pessoas que sofreram paralisia cerebral, houve uma briga homérica entre nossos compatriotas e os hermanos. Várias expulsões, mas a melhor cena é um zagueiro brasileiro reclamando com um dos brigões: pelo que entendi de leitura labial, ele falou algo do tipo "Você é louco?". Frase que não devia constar da paraolimpíada, mas que era a cena mais triste que eu havia visto no futebol, até os pênaltis dos cegos.

Tá, talvez eu não devesse me emocionar com aquilo. O problema é que, na minha opinião, as Paraolimpíadas não deveriam ser vistas como evento esportivo, sua transmissão sendo feito por canais especializados no assunto. Elas são tão-somente uma demonstração da incrível capacidade humana de vencer qualquer coisa. Qualquer.

Claro que isso depende da definição de vencer.

É um tema a se refletir, em especial naqueles dias de ônibus lotado, em que praguejamos sobre o azar de ter que ficar em pé...

enviado por Bruno - brunofaccini as 23:22:53. comentários[0]

Nenhum comentário: