sexta-feira, março 10, 2006

Arquivo - Maio 2005

terça-feira, 31 de maio de 2005



O comentario do dia

Odeio aqueles desenhos que as pessoas fazem com caracteres isolados, tipicos de se colar em scraps. Odeio. E não tenho nehuma razão especial pra ter postado isso, poupe seu neurônios, caro leitor.

enviado por Bruno - Bruno as 20:37:16. comentários[2]

segunda-feira, 30 de maio de 2005



Copiando ideias de blogs alheios

Meus caros, encontrei no site do Vinicius um link muito interessante (pelo menos eu tb achei...), http://www.faceanalyzer.com. Tudo o que se tem a fazer é colocar uma boa foto de rosto inteiro e voilà, o site te da um perfil de sua personalidade.

No meu caso, na primeira tentativa, fiquei contente quando vi que o quesito "inteligência" era o mais alto. No entanto, comparando com a nota maxima vi que ele era bem insuficiente. Até ai, otimo, o site percebe que eu sou um cara que foi inteligente mas nada digno de muita nota. Mas no meu caso a analise ficou meio porquinha, como vcs podem comprovar:
(o site tem um incoveniente, que eu estou tendo o prazre de experimentar agora: ele não aceita muitas consultas seguidas, tem que dar uma folga...)



Descrição: YOUR ARCHETYPE:

Personality Profile:

You particularly enjoy the traditional way of life. Having drinks with your friends, attending parties and relaxing while watching TV are some of the simple pleasures you indulge in. You may also enjoy physical exercise. Your driving force is to retire as early as possible, so that you can do the things you enjoy more often. Your main source of ambition comes from this desire.

You dont particularly like your job but you do it without complaining. You realize that the income that it provides is essential to your lifestyle. You are friendly yet competitive with your co-workers. This competitiveness may lead you to squander your earnings to match other peoples' possessions.

You operate most effectively when there is a set power structure, and the lines of authority are clear. You know your place in the ranks, you play by the rules, and will deliver what is expected of you. You do not care for responsibility; you would rather be care free.

Occupation Examples: Secretary, Police Officer, Telemarketer, Computer Programmer, Office worker

O que começou a me desagradar nem foram os baixos numeros, a explicação idiota ou a recomendação para que eu oriente a minha carreira para a programação. O pior é que eu tenho 51% de chance de ter vindo do Oriente Médio. Achei que fosse por causa do cabelo. Peguei a foto da revista do Mendel, e entao...




Ou seja, emburreci um pouquinho e deixei de ser coreano nos ultimos dois anos, além de ter me tornado homem (o site diz que acerta o sexo e a origem em 87% dos casos. A probabilidade de dar azar duas vezes é de 1,7%... O site é legal, mas espero que vcs tenham mais sorte do que eu...


enviado por Bruno - Bruno as 18:46:01. comentários[3]

domingo, 29 de maio de 2005



A cena

Imaginem um quarto confortavel, ao sul de Paris, onde um jovem estudante brasileiro tenta entender umas coisas de probabilidade, sem muito sucesso. Enquanto isso, por ser polivalente e principalmente maniaco, ele tenta ouvir o jogo do Palmeiras pelo radio (coloquei as caixinhas de som pra poder ouvir o jogo da cama).

De repente eu ouço o narrador se exaltando, falando Bruno, Diego, não sei o que, gol!!!! Nada de barulho da torcida. Pensei: merda, vamos perder de novo. Começou a tocar o hino. "Ué, o hino do Santos não era assim".

Foi Gionio, não Diego. Minha compreensão do português oral esta' comprometida...

Mas a coisa realmente relevante não foi o gol do argentino (quando eu vi que ele estava vindo da Universidad de Chile imaginei que pudesse ser amigo dos super-chilenos que eu conheço, mas não...), e sim o Bruno! Anos de espera e temos um Bruno na equipe titular; viva! (nunca tinha ouvido falar do desgraçado, mas tudo bem...)

enviado por Bruno - Bruno as 16:12:12. comentários[0]


A que ponto chegamos...

A vontade de não estudar é tanta que comecei a limpar o meu quarto.

Preciso ir embora sem escrever um post de verdade porque tenho que levar a roupa pra lavar...

enviado por Bruno - Bruno as 10:58:24. comentários[1]

sábado, 28 de maio de 2005



Fizemos festa pros chilenos ontem tb. Subimos no topo do Poincaré, o anfiteatro mais foda da escola, num lugar muito bonito e proibido, em tese, hehe. Como é o ponto mais alto da escola, da pra ter uma visão muito legal dos arredores, incluindo, por exemplo, a Torre Eiffel.

Completei 100 dias de França mas tinha esquecido de postar; fica aqui a menção pelos 103...

Atualizei, finalmente, o fotolog...Qualquer dia eu conto a historia do fim de Cherbourg, ela ja esta em papel, so precisa digitar, hehehe.

(A grande conquista do dia foi eliminar o Corinthians, com o XV de novembro, em 2005. Eu tinha subido pra segunda divisão, tava enfrentando um time monstruoso deles. Coloco minha equipe inteira na defesa, seguro um 0 a 0 em São Paulo com o meu goleiro fechando o gol, depois a historia se repete no sul; quando faltava uns 5 minutos pra acabar coloquei um atacante so' pra bater pênalti. No ultimo minuto o goleiro do Corinthians foi despachar a bola, acertou meu atacante e bola entrou. Muito maluco...Salvei o video, pros outros maniacos que quiserem ver, hehehe).

enviado por Bruno - Bruno as 21:03:35. comentários[1]

quinta-feira, 26 de maio de 2005



Roubei uma bandeja do Magnan, o restaurante daqui. Prometo levar o prato com o "X" pro Brasil, pra mostrar pra vcs e vender para alguma versão bizarra daquele tipo ja' bizarro de pessoa que coleciona louça nazista. Nunca ouvi falar de nenhuma proposta pro prato polytechnicien, mas o ebay ta ai pra isso mesmo. Para terminar o assunto "talheres inacreditaveis", digo que descobri, por acaso, que tampinhas de Pringles séao otimas como apoio de copo.

O dia de colocar novas fotos no fotolog se aproxima. Resta saber o tempo de espera que ainda sera necessario.

Aniversario do Michael e do Sebastian Flores, um ontem, outro hj. Unificamos as festas, cantamos parabéns pra eles em português. E ainda reclamamos quando os americanos, os franceses ou a puta que o pariu tenta "impor a cultura", hehe. Prometo cantar em espanhol no ano que vem, hehe.

(A razão unica de ter vindo pra ca e poder voltar do Brasil e participar de gincanas com provas malucas, do tipo encontrar alguém que tenha ido numa festa de aniversario unica para dois chilenos. So' pode ser isso...).

enviado por Bruno - Bruno as 20:14:14. comentários[0]

quarta-feira, 25 de maio de 2005



Ok, perdemos, mas veja so': tudo indica que o grande Rogério Ceni pensa como eu.

Grande merda, era melhor não ter razão nenhuma e estar na outra fase. Conforme o previsto, amanhã é feriado. Cacete...

Pelo menos da proxima vez que o Palmeiras voltar pra Libertadores eu ja estarei no Brasil, certeza...

enviado por Bruno - Bruno as 23:29:00. comentários[0]


Refletindo melhor, acho que faltou falar uma coisa curiosa de hoje.

Os caras daqui fazem anfiteatros de apresentação de cada departamento. Em geral, palestras entendiantes, velhos de barba falando de seus super-laboratorios, listas de matérias, essas coisas. As de hoje eram sobre quimica e biologia, assuntos que em geral não agradam ao polytechnicien médio. Eu, no entanto, teria que confirmar a minha presença...

Durante a nossa vida nos acabamos tomando partidos e arranjando grupos pelos quais criamos uma afinidade. Por exemplo, você é palmeirense e vai se alegrar quando coisas boas acontecerem com seu time, quando falarem bem dele. Talvez com a Quimica seja assim também: nunca foi minha matéria preferida, mas confrontada com as gigantes Fisica e Matematica (aqui mais ainda...), ela precisa de apoio. O palestrante era daqueles entusiastas da quimica, do tipo que mostra a foto de um prédio e diz: isso é possivel graças a quimica. Mostra um celular e diz a mesma coisa. A gente tem o excelente argumento de fabricar qualquer coisa, mesmo sem saber nenhum assunto direito, hehe.

O de Biologia foi interessante também, mas não tinha o espirito apaixonado do cara. Ele pode até ser um mal professor, mas ao menos defendeu o "nosso" lado.

E agora vamos la, ganhar do São Paulo (a relação de causa e conseqüência é um tanto quanto sutil, eu mesmo não a vi).

enviado por Bruno - Bruno as 21:59:43. comentários[0]


Ironia da vida

Desde os meus, sei la', doze anos, eu assisti a todas as finais da Copa dos Campeões, o torneio mais rico e mais importante do futebol europeu. Como entusiasta daquela coisa que os italianos jogam, e também como admirador das grandes equipes do Real de uns anos atras, eu sempre fiquei na obrigação de acompanhar esse torneio. Claro que eu não deixaria a final escapar, tendo visto o resto.

O "visto" no caso subentende-se ter as tardes de terça ou quarta mais ou menos livres, pra poder ver os jogos ao vivo, via satélite, direto daquele continente longinqüo. Foi necessario fazer esforços, como matar umas aulas da poli e assistir a uns jogos no restaurante de la, mas valia a pena. Pois bem, nesse ano que eu estou na porra do continente longingüo eu não vi absolutamente nada, ou melhor, vi 15 minutos daquele jogo do Lyon.

Agora é a final, Milan e Liverpool. O Milan esta ganhando e fatalmente vai levar o titulo (apesar de eu achar a Juventus melhor, hehe). Estou completamente por fora do campeonato e a final na quase vizinha Turquia parece bem longe. Meu, hoje em dia eu conheço um turco mas não vou ver a porra desse jogo. Que merda.

Associado ao jogo da Copa dos Campeões quase sempre tem um jogo da Libertadores no mesmo dia, à noite (claro que tem que se considerar a diferença de fusos, me fazendo perder o jogo da noite da Europa e me forçando a madrugar pra ver a competição latina...cacete...). Mas é melhor não falar nem de Libertadores, nem de Football Manager nem de Fisica Quantica. Katzo, preciso de um assunto e o desfile de hj não foi tão legal assim que mereça um post.

enviado por Bruno - Bruno as 16:23:17. comentários[1]

segunda-feira, 23 de maio de 2005



Compensações

Por experiencia propria sabemos que nem tudo na vida é ruim. Sempre existe aquele "mas", maldita adversação quando é a nuvem no meio do nosso céu zul (estou usando essa metafora gay porque foi o que o Lord Kelvin disse no fim do século XIX, sobre a fisica: "um imenso céu azul, com duas pequenas nuvens", nuvens essas que se uniram, viraram tempestade e choveram toda a mecânica quântica, mas isso esta além do escopo desse texto; o leitor interessado encontrara as referências adequadas no apêndice (eu preciso escrever um livro so' pra usar esses chavões)), ou aquela esperança que nos mantém fiéis de que no final tudo vai dar certo.

Parando de metaforas inuteis, precisava dizer que a aula de Matap hj foi realmente foda, boiei animal, sai com a cabeça doendo. Nunca tinha visto uma coisa dessas... Quanto todo mundo diz "Olha, a Polytechnique é dificil", quem esta' ouvindo sempre pensa, "ah, pra mim não vai ser". Sim, meu caro bixo X2005, que entrou aqui digitando "poli diploma duplo nabos gigantescos", estou falando com vc, e vc tb vai escrever isso pros seus bixos, que não vão acreditar, etc. é assim que a vida funciona.

Mas. (muito Guimarães, isso, e eu nem gosto dele. Se no tempo que eu falava português eu ja' não entendia, imagina agora)

Pude jogar 4 horas de Football Manager, mas so' a quantidade não interessa. Eu lembro que não cheguei a jogar no Brasil por causa da eternidade pra atualizar, rodar as partidas. Aqui parece que o micro esta rindo enquanto executa. Ridiculo, hehe. Mas estou rumo à Libertadores, com o glorioso XV de novembro de Campo Bom. Não é a melhor coisa do mundo, mas...


enviado por Bruno - Bruno as 19:13:58. comentários[2]

domingo, 22 de maio de 2005



Acabei de descobrir um excelente motivo de ter feito o estagio em Cherbourg.

Depois
de formado e antes de virar professor daqui, o Cauchy chegou a trabalhar como engenheiro e construiu o porto de Cherbourg! Detalhe que o porto tem diversqas partes, protecoes especiais, coissa que foram construidas em todas as epocas, mas pelo menos uma parte delas foi feita pelo nosso amigo matematico. Legal, hein?

enviado por Bruno - Bruno as 16:20:51. comentários[1]


Minha terra tem coxinha em todo e qualquer bar

Finalmente a epopéia coxinha chegou ao fim. Movidos pelo espirito de curiosidade, vontade e falta do que fazer na frente de um coputador, acabamos encontrando, por sorte, um restaurante brasileiro, Gabriela, que seria uma espécie de restaurante, bar e minimercado; Problemas de horario nos impedem de ir a tal lugar prontamente, criando uma angustia que ultrapassou as fronteiras da lingua portuguesa e passou a ser compreendida também pelos chilenos e espanhois, ou seja, os outros povos aqui presentes e capazes de chorar quando o time de futebol deles ganha, por exemplo (não tem italianos esse ano, hehe). Acho que a pequena propaganda que a gente fez da coxinha ajudou um pouco, assim como a nossa dificuldade em descrevê-la (so pra vc sentir o drama, tente fazer em ingles, ou mesmo em português. Coxinha não é "frango desfiado envolto numa massa que depois é frita em oleo quente", é um conceito primitivo, que não aceita definição, mais ou menos como massa e energia).

Ontem foi decidido que seria o dia. Partimos, com 5 brasileiros mais o Michael, os Sebas e o Miguel, um espanhol grandao que fica trombando em todo mundo e interrompendo a conversa, meio mala. Depois tinha ainda um outro grupo, com mais 4 brasileiros. O meu grupo foi o primeiro a chegar no mugar, depois de fazer um passeio por Chatêlet, a monstruosa estação central do metrô parisiense. O legal é que la' tem muitas daquelas esteiras de alta velocidade pras pessoas. Eu adoro aquilo, hehe.

Desembarcamos numa zona desconhecida, definimos a melhor rota (os chilenos andam com um guia de paris no bolso, sério...) e fomos. No meio do caminho deu pra ver uma bandeira nossa, o que sempre da uma certa alegria. Chegando mais perto deu pra ver que a bandeira tava meio suja, e o restaurante também não era nenhuma Brastemp...Era uma pequena portinha, com três mesas, e o camarada ainda falou pra gente que precisava reservar antes! No entanto, como ainda tava cedo, dava pra comer corendo, desde que a gente nao pedisse nenhum prato, iou seja, ficasse so' nos salgadinhos. Otimo.

Depois dos habituais 20 minutos de discussao inutil pra ver o que a gente ia pedir, descobrimos que comer na rua era metade do preço. Escolhemos essa opção e começamos a esperar as nossas 5 bandejas de "salgadinhos" (cada bandeja deveria ter 8 elementos, divididos entre bolinha de queijo, coxinha, risoles de camarão e croquete de carne) e duas de pão de queijo, também com 8. 6 coisas, em média, pra cada um não deveria ser tão ruim.

Enquanto eu tava olhando a decoração do lugar (que vai de foto do Lula a revista do Chico Bento, passando por rotulo de Leite Moça e fotos do Rio), percebi que tinha uma coxinha pra exposição. Meu caro leitor, olhe a foto do site dos caras:


Agora olhe bem para a sua mão e considere a metade do seu polegar. Então, a coxinha era desse tamanho, custando 0.60? cada uma. Tinha também brigadeiro e cajuzinho (o primeiro era ruim), minusculos, por 0.50?. O guarana Antartica vinha de Portugal, pelo codigo de barra e porque a garrafa era de um litro e meio, 3?.

Quando o cara acabou de fritar, pegamos as coisas, apoiamos na mesinha deles do lado de fora (acho que não podia fazer isso, hehe) e abrimos o potinho. Eu consegui comer, com algum custo, uma coxinha, dois croquetes de carne e dois pães de queijo (daqueles "Forno de Minas" de colocar a massa pronta no forno...), mais um tanto de guarana e um terço de brigadeiro.

Mais uma vez, a mensgem é clara, e tenho que repetir:

Velho tema

Só a leve esperança, em toda a vida,
Disfarça a pena de viver, mais nada;
Nem é mais a existência, resumida,
Que uma grande esperança malograda.

O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que a traz ansiosa e embevecida,
É uma hora feliz, sempre adiada
E que não chega nunca em toda a vida.

Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,

Existe, sim: mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos. (Vicente de Carvalho)

Hoje eu gostei mais da parte da alma desterrada, hehehe.

enviado por Bruno - Bruno as 06:30:36. comentários[0]

sexta-feira, 20 de maio de 2005



Hoje foi dia de tirar foto, para eles colocarem no site do servidor de alunos. E' assim, cada aluno pode ser encontrado nesse site, de uma maneira que indica o esporte praticado, a companhia correspondente, o numero do quarto e do telefone, o aniversario, etc. Nao sei se da pra acessar isso de fora da escola, mas deixa pra la.

Em todo caso, eu tinha ido ontem, tava fechado, fui hoje, descobri que so' funcionava de tarde, depois do almoco peguei no sono e esqueci completamente. Felizmente a Priscila me ligou e disse para eu ir la.

Fui ate o lugar pra tirar a foto, tinha o fotografo e um chines. O chines se despediu, eu tirei o oculos, dei um sorriso meia boca, coloquei de volta o oculos pra poder ver a foto, disse que tava boa e o cara me mandou assinar um papel. Ok, burocracias normais, estou me preparando pra sair e vejo que o cara quer puxar papo..

Ele comeca a falar as coisas triviais, pergunta de onde eu vim, por que eu escolhi vir pra ca, o que eu estudava antes, ai depois ele comeca a falar sobre coisas nao convencionais, digamos. Ele comecou a criticar o sistema aqui da Polytechnique, o metodo de selecao dos alunos franceses, a pressao que eles sao submetidos na escola antes de vir pra ca, pelos professores e pela familia. Ele disse que havia um filme sobre um aluno nessas condicoes que tinha se matado, mas o filme teria sido meio escondido pela escola...Ele acrescentou que muitos dos alunos seguiriam um projeto de carreira que eles nao gostam, controlados por forcas ocultas do sistema (sim, ele usou esse tema).

Por alguma razao ele comecou a falar da etica na sociedade, no mundo dos negocios, na ecologia. Quando eu achei que a conversa ja estava maluca o suficente, veio o acidente de Chernobyl pra piorar tudo. Segundo o camarada, a incidencia de cancer na tireoide aumentou exponencialmente na Franca, depois de Chernobyl. Pra completar, ele disse que a midia faz parte de um complo pra esconder esses problemas, mas o pai dele foi operado da tireoide...Nao sei se e' verdade, ele ainda adicionou que fizeram uma experiencia com sapos "marsupiais" (nunca tinha ouvido falar disso, eles nao sao marsupiais de verdade, claro, mas eu nao me lembro direito da explicacao) da Amazonia, que teriam morrido por causa da agua da chuva contaminada.

Otimo, fui tirar foto e de quebra acabei iniciado na seita dos dissidentes da Polytechnique, que querem reformar a tecnologia, a ciencia e a sociedade mundial.

O pior e' que o cara nao puxou assunto mais ninguem. Comeco a suspeitar que eu sou o escolhido. Aguardem...

enviado por Bruno - Bruno as 16:03:22. comentários[1]

quarta-feira, 18 de maio de 2005



A alegria de ouvir "Palmeiras, zero, Sao Paulo, zero", daquele jeito tipico dos nossos narradores de radio, depois de muito tempo acompanhando futebol so por aqueles placares bizarros é reconfortante. Ouvir o Flavio Prado falar tb; sem contar as propagandas, as coisas idiotas, pessoas diferentes falando portugues. Dificil explicar.

Acho que se eu ouvisse o Galvão Bueno começava a chorar, haha.

Talvez a grande diferenca seja ouvir o barulho da torcida, mesmo dessa maneira bizarra: Realmente indescritivel.

enviado por Bruno - Bruno as 22:10:27. comentários[2]


A cada tres milhoes de anos, um jornalista consegue provocar risos num leitor, usando uma frase completamente batida, mas que produz um efeito legal. Tipo esse cara do Uol, comentando o jogo de hoje: "Tanto são-paulinos como palmeirenses têm como seus maiores ídolos atualmente um jogador que se veste de maneira diferente, usa luvas e pode usar as mãos."

Isso explica muita coisa.

E no final do texto a confirmacao de que eu nao estou sozinho: " A importância de ambos é tanta que um triunfo ideal para um torcedor palmeirense que hoje assistia ao treino de seu time tinha os dois como personagens: "A vitória dos sonhos seria com dois 0 a 0 e, nos pênaltis, o Marcos agarrando a cobrança do Rogério"."

Goleiro defendendo um penalti cobrado por outro e' uma coisa tao fora do normal que nao pode ficar de fora dos nossos mais loucos devaneios. So' perde para a situacao em que as cobrancas se arrastam ate a 11, ai um goleiro defende o penalti do outro e marca em seguida. Em todos os meus 12 anos de fanatismo por futebol, me recordo apenas de uma vez em que isso pode ter acontecido (a lembranca nao e' tao boa assim, hehe). Foi um Brasil e Honduras, panamericano de 95, Mar del Plata. Mas nos sonhos do torcedor medio, isso se repete sempre...

Segundo a Folha, http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2003/jogospanamericanos/historia-1995.shtml , "O futebol brasileiro fracassou no Pan-1995. A equipe nacional foi eliminada por Honduras, nos pênaltis (8 a 7), depois de empate sem gols. Honduras voltaria a pregar peça em 1999, quando tirou o Brasil da Copa América." Isso beleza. Que o nosso goleiro errou eu tb tenho certeza, foi um chute muito bisonho. Mas o requinte supremo...

Procurar noticias velhas e' muito legal. Vejam essa, depois da derrota do Brasil pra Honduras, em 2001.,http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u22553.shl . Legal e' a enquete, se o Felipao deveria ou nao ter continuado no cargo, hehe.

enviado por Bruno - Bruno as 15:55:34. comentários[0]


Pequenas notas

Creio que muitos dentre voces jogavam, ou jogam ainda, o grande classico The Sims. Bom, para que nao sabe, o principio basico do jogo para ver se a pessoa virtual que vc controla esta feliz ou nao consiste numas barrinhas verdes, que aumentam quando vc faz alguma coisa agradavel. Grosso modo, vc tem que deixar o cara sempre contente, mandando tomar banhos (que aumentam a barra de higiene), comendo (barra "fome"), etc.

O maluco foi trabalhar, recebe algum dinheiro que vc usa pra comprar coisas que o deixam mais feliz, em geral. Certos itens, depois de comprados, provocam uma revolucao na vida da pessoa, que estara sempre mais disposta, fara mais amigos, sera promovido no trabalho ou tirara melhores notas na escola, no caso das criancas. Essa relacao direta entre alegria e notas nao existe na vida real (muito menos na vida aqui, hehe), mas a minha mais recente aquisiscao (uma daquelas jarras pra ferver agua) prova que as nossas barrinhas podem ter grandes aumentos subitos tb,

Simplesmente agora eu posso voltar a comer miojo! Vcs tem nocao do que isso signfica? Tres meses sem miojo?

Alem disso, eu pretendia usa-la pra ter cafe "de graca", no quentinho do meu quarto, coisa indispensavel pra noites prolongadas de estudo e cafes da manha perdidos por causa dessas noites. Procurei alguma coisa no ramo dos "soluveis", porque ficar passando cafe nao convem...Achei um mega pote, chamado "Bonjour", da Nestle, que era cafe com leite (com um toquinho de chocolate), ou coisa assim. A indicacao do chocolate me convenceu.

Quando eu estava no onibus, voltando pra ca, carregando varios pacotes (com miojos, sopas, pure instantaneo), mais o bendito cafe, alem de um lixo (que continha 3 litros de leite e uma cacarola), me dei conta de que tinha exagerado nas compras. Bom, pra descer do onibus eu contei com a ajuda de uma mulher, que pergunntou se podia me dar uma mao. Eu respondi alguma coisa, gaguejando, e ela pegou o meu lixo. Estavamos indo em direcao ao outro ponto de onibus, eu estava respondendo alguma coisa, e ela disse, "Ah, mas vc fala ingles!". Eu parei, perdi o fio da meada, "Nao, e', bem, falo, mas o que isso tem a ver?" . Ela disse que era o sotaque, que eu falava como quem fla ingles. Bizarro. Vou tentar descobrir qual o grande problema da minha pronuncia...

Depois eu fui jogar um pouco de hand, pra conhecer os meus colegas de esporte. Consegui o meu posto no gol sem esforco, nninguem e' goleiro por gosto, hehe. Depois de sofrer todos os tipos de frangos possiveis (aquele que o atacante nem consegue arremessar direito mas a bola que escapou da mao dele te pega no contrape, aquele que vc nao espalma com forca suficiente e ela entra, o que ela pega na trave, em vc, e entra sabe Deus por onde, e principalmente aquele que depois de deixar a bola passar pelo meio das suas pernas vc ainda acredita que pode salvar a patria, num elastico e heroico pulo para tras, mas no final vc fica de ponta cabeca, enganchado na rede, e a bola entra do mesmo jeito...), ahcie que era melhor sair pra nao queimar de vez a minha imagem. AInda perdi o meu oculos, que alguem tinha tirado do banco que eu deixei para pendurar no aquecedor (!?), e eu nao podia enxerga'-lo, hehe. No final, um cara encontrou ele pra mim. Fiquei um tempinho la', pra fazer um social, e depois vazei. E' preciso dormir cedo, essa madrugada temos um grande desafio. Eu, cercado de borelianos por todos os lados, mas ainda vivo, e com um ebulidor para me ajudar, enviando pensamentos positivos em direcao ao Parque Antartica, ouvindo o jogo pelo radio. O pior e' se o outro for pros penaltis. Penalti no radio sera a tortura chinesa do seculo XXI, nao ha nada pior.

Existe sim: ouvir os penaltis no radio e ver o Sao Paulo ganhar. Mas e' preciso manter o pensamento firme numa coisa: podia ser pior, podia ser contra o COrinthians.

enviado por Bruno - Bruno as 15:31:46. comentários[0]

terça-feira, 17 de maio de 2005



Coisas bizarras, ou indicios de que o mundo esta degringolando

Apos aulas de 4 materias diferentes, temo afirmar que a mais facil foi a de mecanica quantica. (Antes que algum fisico venha falar alguma coisa, pequenas explicacoes: foi o primeiro anfiteatro que eu entendi completamente o frnaces do professor, que nao tinha nenhum problema bizarro de diccao, e a gente viu apenas a introducao da introducao, que eu ja tinha visto, mais ou menos, na Poli. Mesmo assim, nao deu pra fazer um exercicio, hehe. Fica o curioso so' pela reputacao diabolica desse assunto. Pena que os borelianos nao sao tao famosos...)

Estou chateado porque perdi a aula de reforco de matematica, os filhas da puta mudaram o horario, e nao me avisaram. Nao colocaram um anuncio, nada. Detalhe e' que o curso seria agora, entre 18:30 e 20:30, mas mesmo assim eu precisava de aulas extras...Tristes tempos...

Meu telefone parou de funcionar de novo hj. Liguei para a assistencia tecnica do monitor. Eles estavam em horario de almoco, e so iam retornar depois das duas. Depois das duas o meu telefone nao estava mais funcionando, entao a novela continua.

Havia ainda uma quarta coisa anormal, mas ja esqueci, merda. Fica aqui o lembrete, talvez algum dia eu volte pra atualizar. Enquanto isso, vamos comecar a estudar...(e amanha, o ebulidor!)

enviado por Bruno - Bruno as 14:03:10. comentários[1]

segunda-feira, 16 de maio de 2005



Todos nos, pessoas cultas e instruidas, sabemos que o que realmente define o vencedor de uma partida de futebol, alem de consideracoes taticas, tecnicas e fisicas e' simplesmente uma somatoria de fatores sobrenaturais, sobre os quais nao temos quase nenhum controle.

Por exemplo, quando os historiadores dos proximos seculos forem pesquisar quem, em 1999, ganhou um torneio que se chamaava "Copa Libertadores" que mobilizava todo um continente apaixonado por futebol, eles encontrarao os registros de um certo time verde, e talvez algumas lendas sobre partidas miraculosas que o seu goleiro teria feito. Tudo muito sombrio, sem grandes confirmacoes, mas as melhores teorias apontariam nesse sentido.

No entanto, eles terao desprezado o real motivo da vitoria, que foi a uttilizacao, pelo Autor d'O Blog, do mesmo pijama, em todos os jogos da fase decisiva. Tivesse eu trocado uma peca, e as consequencias seriam imprevisiveis, indo de uma vitoria do Corinthians a um colapso do Sistema Solar. Felizmente tudo se passou da melhor maneira possivel.

Passados algumas anos (mais de meia decada, vejam so'...), continuo usando o mesmo pijama (nao em todos os jogos, por razoes de higiene e de poder energetico-mistico total da roupa), tanto e' que ele foi trazido para o lado de ca' do Atlantico. Talvez hj ele esteja meio apertado, mas quantas pessoas por ai tem um pijama magico? Apenas por esse ponto de vista, sua conservacao e' obrigatoria.

Nessa semana teremos um Palmeiras e Sao Paulo que exige, no minimo, muita reza e pijama completo. Mas existe uma outra forca, igualmente poderosa, mas de sentido contrario: a maldicao de Porcos Tristes.

Nao se sabe quando alguem inventou esse infame trocadilho entre o feriado religioso e a rotina religiosa do Palmeiras de perder alguma coisa importante na semana dele, seja na quarta que o antecede, seja no domingo que o encerra, mas ninguem duvida de sua potencia. Talvez eu esteja livre da maldicao porque aqui nem e' feriado, mas isso pode nao fazer diferenca pela notavel ausencia de corinthianos, sem os quais a piada nao existiria, mesmo que o governo festejasse a data. No fundo, a influencia da praga restrita ao Brasil deve bastar para nos eliminar, e pronto. Daqui a uns anos voltaremos para o torneio, na esperanca de que o pijama tenha recarregado seus poderes.

Mas somente para os leitores d'O Blog antecipo a real, secreta e inquestionavel razao de nossa futura derrota, que supera de longe a explicacao do feriado: eu trouxe o pijama, mas nao o sapatinho de la que eu usei na decisao por penaltis. E sem o sapatinho de la nao ha' qualquer esperanca.

enviado por Bruno - Bruno as 20:41:18. comentários[1]


A sensacao de nao entender absolutamente nada numa aula (e isso nao e' apenas uma hiperbole) fica cada vez mais dramatica quando se repete. E' como problema eletrico intermitente:"Ih, e' mal contato, daqui a pouco passa".

Mas obviamente nao passa.

O meu professor de Matap (matematica aplicada) parece ser meio retardado, no sentido de doente mesmo. Nao da pra entender o que ele fala, talvez porque ele seja so' fanho, talvez porque ele tenha de fato algum problema cerebral. Sei la, pelo tamanho da cabeca do infeliz a tese do problema ganha muitos pontos.

Como eu estou mudando de personagem, agora faco o tipo "aluno que se senta no fundo, nao resolve nenhum exercicio e nao aprende a materia", Nao por falta de esforco, mas simplesmente eu nunca consigo sentar na frente e nunca consigo resolver as coisas, hehe (tirando informatica, que no fundo no fundo e' facil, ou melhor, esta facil...).

A grande duvida e' saber o que eles ganham trazendo alunos como nos para ca'...Quem responder que e' pra ter alguem pra fazer piada, ou pra forncer material para historias pitorescas tem grandes chances de acertar...(o meu plano agora e' imprimir, encadernar e vender os ultimos meses d'O Blog para os bixos que querem entrar aqui. Com alguns euros a mais da' ate' pra xerocar algum material, mandar um dicionario, coisas assim. Tel para contato: 33 1 69 e o resto eu procuro depois, porque ja esqueci. Nao aceitamos correspondencias porque ainda nao decorei o meu endereco...

enviado por Bruno - Bruno as 14:20:17. comentários[0]

domingo, 15 de maio de 2005



Preciso mandar uma carta formal para o correio de Cherbourg, dizendo que sim, eu recebi uma encomenda ha um mes. Preciso procurar um modelo de carta formal, entao. E pegar tb o meu dicionario. Ei, isso parece familiar.

http://www.suigeneris.pro.br/contosepoesias_m_poeticmb.htm (nao sei adicionar links, nessa porra de linux o botao nao funciona...)

Obviamente hj em dia as tabelas de co-senos (eu nao gosto dessa notacao, cossenos me parece muito melhor, mas nao vou discutir com o Bandeira) foram suprimidas por calucladoras super potentes e alunos que se divertem programando series de potencias em linguagens diferentes.

Achei uma versao desse poema em espanhol tb. Bizarro, como de costume. Era melhor ter feito Letras? Nao...

enviado por Bruno - Bruno as 14:50:24. comentários[0]


Ultima coisa antes de voltar pro casert (quarto na giria daqui)

Passei um bom tempo no Brasil tentando escrever um progma de computador pra jogar Tiro ou Mosca, ou seja, o computador escolhe um numero com, sei la, 4 algarismos, e vc tem que adivinhar. A cada tentativa o computador indica o numero de algarismos que vc acertou o local exato, e o numero de acertos de algarismos, mas na posicao errada.

Olhando os exercicios que eu devo fazer amanha, percebo que o ultimo deles e' exatamente isso. Otimo, aquilo que eu perdi um bom tempo, sem sucesso, na minha casa, aqui e' simplesmente uma tarefinha obrigatoria.

enviado por Bruno - Bruno as 10:30:26. comentários[2]


3 meses depois

Eu, um cara de Quebec e um camarones na sala de computadores. Pra entender o frances deles eu preciso fazer mais esforco do que de costume, esses malditos sotaques, hehe.

Uma pilha de roupa pra lavar, louca pra lavar tb, cama para arrumaar, uma lista de matematica pra comecar. Quanto a lista, acho que um detalhamento maior deve ser dado.

Nao me lembro qual foi o dia que eu peguei a tal lista, mas eu me lembro bem que eu nao sabia fazer nem os dois exercicios da secao "Compreensao imediata do assunto". Beleza, ja esperava por isso, mas ontem eu fui advertido de que isso na verdade era uma experienca nova: pegar uma lista de exercicio e nao saber fazer absolutamente nada, nem mesmo os idiotas, e' uma coisa bem diferente, de fato. Mas e' so' o comeco, porque tem uma segunda lista, que sera trabalhada na proxima aula, sobre um assunto ainda nao visto em aula mas devemos fazer os dois primeiros exercicios, de algum modo. E', o caminho pela biologia parece cada vez mais claro, hehe.

Completando esse balanco, volto a um assunto ja discutido com algumas outras pessoas, mas que deve ser registrado aqui, por seu valor historico (quando eu publicar isso aqui, vou omitir esse parenteses, mas tenho certeza de que os leitores dirao "Puxa, olha so', eu me lembro disso" ao chegar nessa parte). O comentario idiota e' sobre o nosso amigo Ronaldinho, vulgo Fenomeno. Diz a lenda que ele teria se casado com a Daniela Cicarelli na mesma noite em que embarcamos rumo a Franca, fazer sabe Deus o que (andar de caiaque e' que nao foi, hehe). O dito cujo casou-se nessa terra nao tao maravilhosa, o que poderia dar margem a uma pequena ligacao entre nos.

Pois bem, passados alguns miseros (ou nao tao miseros assim) surge a informacao de que o famoso casal se separou.

Se o Ronaldinho nao aguentou a Cicarelli por 90 dias, por que diabo eu tenho que continuar vivendo com os outros brasileiros daqui? E o pior, eu vou continuar morando com essas pessoas por mais MUITO tempo...

Meus filhos serao jogadores de futebol, nao engenheiros.

enviado por Bruno - Bruno as 10:09:51. comentários[0]

sábado, 14 de maio de 2005



Isolamento

Numa conjuntura global de avanco das telecomunicacoes e diminuicao das distancias, e' claro que ninguem pode se dar ao luxo de viver como um eremita da montanha. No entanto, como o avanco nao foi tao grande assim, sempre vai dar algum problema eletronica causando grandes problemas aos envolvidos. Vejamos:

1- A crise do meu monitor ainda nao foi bem assimilada pelo mercado, que permanece muito nervoso. Descobri outro dia que a oscilacao das bolsas de valores pode ser modelada conforme alguma coisa parecida com um movimento browniano. Isso nao tem qualquer relacao com o resto do texto, apenas tava procurando um gancho. Porem, quanto ao meu monitor, sera preciso falar com o fabricante, coisa que so' podera acontecer na segunda-feira. Eu passei na loja onde eu o comprei e ouvi essa explicacao. Felizmente o Bernardo tinha passado la antes (pra comprar um micro igual o meu, ou quase) e me disse pra nem levar o monitor pra Paris ontem. COmo o Tiago ia comprar o dele (igual ao meu tb, diga-se de passagem) e eu ia ajudar a carregar, perguntei ao maluco da loja. Pelo menos ontem eu pude ver de verdade a potencia do bagulho. So' pra ser breve, quando eu jogava CM03/04 o meu micro nao me deixava jogar mais do que 6 divisoes ao mesmo tempo. Ontem eu comecei a adicionar maias e mais divisoes, no mesmo jogo, e ele so' reclamou quando eu passei de 28! Sem falar na diferenca pra gerenciar o jogo...Quantos dias eu perdi, a toa, no Brasil...

2- Como a crise do meu monitor permanece, eu so' tenho noticias vagas sobre os ultimos eventos esportivos. Por exemplo, demorou pra cacete pra ouvir que o Corinthians estava quase pra fechar, noticia essa da mais alta importancia e que deveria ter sido repasasda por email pelos meus amigos, mas beleza...Hoje, enquanto eu conectava as 8 e meia da manha (a indiana tinha me dito que ia ter uma prova as 9 da manha, eu vim conferir, mas era so' pra ela) descubro que o Palmeiras passou sim para as oitavas de final da Libertadores, indo jogar com o Sao Paulo. Otimo, estamos fora, mas em todo caso eu preciso de um monitor na quarta-feria pra ouvir esse jogo pelo radio...Ou uma passagem pro Brasil, quem sabe.

3-Talvez o prblema nao seja dos computadores, seja meu mesmo. Depois de descobrir que eu tinha acordado cedo completamente a toa, so' me restava tomar o cafe da manha (1.26 euros por um paozinho, um croissant, uma caixinha de sucrilhos das pequenas, mais o quanto vc aguentar de cafe, leite, cha, etc., uma fruta, e ainda com a possibilidade de roubar mais coisas, ou seja, e' a refeicao mais vantajosa) e voltar a dormir. Feito isso, retorno ao meu quarto, e como programar um despertador e' uma coisa complexa eu acerto da primeira vez, mas quando eu decidi me dar mais 20 minutos de sono eu adiantei o relogio e nao o despertador. Conclusao: acordo as 3 da tarde (na verdade 20 pras 3, hehe) e perdi o almoco (que tb nao deve ter sido muito bom), sendo portanto obrigado a me alimentar das toneladas de alimentos inuteis que eu tinha comprado no mercado. Proximos alvos: um ebulidor, uma coberta e um capacho.

enviado por Bruno - Bruno as 10:38:10. comentários[0]

quarta-feira, 11 de maio de 2005



Primeira aula de matematica. 500 alunos, um professor que fuma cachimbo, e' fanho, tem uma letra que nao se entende a distancia. Um assunto bizarro, que deu pra entender pelos primeiros 5 minutos. Sabendo-se o quanto de analise real a gente viu na poli, percebe-se que e' facil deduzir quantas horas extras de estudo serao necessarias para compreender os pontos "triviais" da materia. A gente nao tem pre requisito, e isso e' muito foda, mas tem que correr atras. Depois teve a "Petite Classe", numa turma mais, digamos, "petite". 20 alunos, talvez. Eu escolhi o ritmo "mooderado", que e' a palavra politicamente correta pra burro, porque o avancado nao da pra seguir. Felizmente o meu professor nao mandou (ainda) ninguem na lousa, entao ainda nao passei vergonha nisso.

Michael esta na minha classe. O pobre chileno me fez perguntas, tentou ler o que estava escrito no meu caderno porque nao entendia a letra do professor. E', sempre tem alguem pior que a gente, ams eu preciso avisar ele que e' importante achar alguem que entenda, rapido.

Comprei uma bacia. 5 euros. Estou precisando ainda de uma almofada, uma geladeira, e um pouco de sorte, quem sabe.

enviado por Bruno - Bruno as 15:25:10. comentários[7]

terça-feira, 10 de maio de 2005



Mais um buffet de integracao, mas uma vez eu fujo das pessoas. Os brasileiros foram criticados, com razao, pelo Samer (um libanes, cujo nome soa exatamente como "sua mae", em frances), dizendo que a gente nao se integra, so fala portugues, e assim vai sair daqui falando tao mal quanto os chineses.

E verdade, beleza, mas eu nao me sinto mal de nao falar com as pessoas. Porra, eu nao tenho assunto, eles tb nao, eu nunca fui de querer fazer varios amigos...

No fundo, talvez o problema seja da selecao dos alunos que vem pra ca. Ao priorizar os que tem notas boas na faculdade, os caras acabam escolhendo um povo que nao sabe jogar bola e com, digamos, 50% de pessoas preferencialmente introspecitvas. Ficou falsamente erudita essa ultima frase, que bosta. Eu tinha pensado num bagulho em frances, nao traduzi direito e ficou essa bosta.

Como sabiamente disse um veterano, que ja foi embora, aqui a gente pensa que vai sair falando tres linguas, mas no final nao aprende o frances, esquece o portugues e confunde completamente o ingles. Achei que eu ja tivesse postado isso, mas nao encontrei o texto. Em todo caso, por ser a frase mais sabia que eu ouvi desde que cheguei, mereceria ate mesmo a repeticao. Enquanto isso, eu sigo dando bonjour pras pessoas. As vezes.

enviado por Bruno - Bruno as 15:44:25. comentários[2]


Adivinhem...

Mais um dia de conferencias sobre porra nenhuma, banquetes com pouca comida e pessoas chatas. Teclado frances dessa vez, mais erros à vista, alguns acentos no meio do periodo.

Acho que eu posso pegar o meu uniforme hoje, mas esta com uma fila gigante porque os franceses sao malucos por fazer as coisas o quanto antes. Chegando na sala 2 minutos antes da aula comecar nao ha nenhuma esperança de pegar um lugar diferente da ultima fileira. Considerando que em geral tem 500 pessoas assistindo à mesma coisa, fica um pouco mais dificil. Deixa os malucos correrem, eu vou fazer depois.

Vou fazer o reforco de matematica junto com os piores, que é o lugar normal pra gente. O Bernardo escapou completamente, o Arthur vai fazer na classe avancada, o resto do povo esta no mesmo barco (hum, melhor nao usar essa palavra) que eu.

Ja para o curso de frances eu fiauei na classe mais avançada, por alguma razão desconhecida. Não é falsa modestia, mas o problema é que eu engano bem em prova de lingua com multipla escolha...

Vou pra fila tentar pegar o meu uniforme...é ridiculo, vejam no site: (bom, enquanto eu procurava uma foto descobri que o Clapeyron e o Auguste Comte tb foram polytechniciens. Ainda continuo preferindo o Le Chatelier, mas a busca pelo antigo X mais bizarro continua. Merda, nao achei nenhuma foto, desencana, ou procura no site deles, www.polytechnique.fr para os francophones, ou polytechnique.edu, em ingles ou espanhol. Enfim, é ridiculo, mas o site tem varias coisas legais, tipo o laboratorio de hidrodinamica, que tem um simbolo bizarro...Pensando bem, compensava mais eu ir para esse lado do que pra biologia. Pensando melhor ainda, era bom correr pra fazer o negocio pra ter tempo de divagar depois.

enviado por Bruno - Bruno as 09:36:48. comentários[0]

segunda-feira, 9 de maio de 2005



Coisas que merecem topicos especiais

O bandejao da quimica reabriu.

enviado por Bruno - Bruno as 16:11:51. comentários[0]


Fim de semana passado foi o Wei, que eu ja tinha descrito antes, ou nao. Em suma, uma oportunidade pra nao fazer nada, e integrar as pessoas da promocao (coisa que nao aconteceu, pelo menos no meu caso. Nao sou dos mais entusiasmados pra converasr com os franceses, e em geral eles nao sao tao legais assim.).Tudo comeca com 12 horas de viagem pra atravessar o pais. Ok, parece muito tempo, mas considerando o tempo que leva pra percorrer o Brasil, e' melhor nem falar nada. A gente foi ate' perto da Espanha, talvez, numa cidade que eu nao me lembro o
nome. O lugar "grande" mais perto se chama Perpignan, eu acho. Se vcs quiserem procurar, fiquem a vontade.

Depois de quase perder a sensibilidade das pernas na primeira metade do caminho, agravado pela lei francesa que obriga os motorisatas a pararem a cada 2 horas de viagem, resolvo em dado momento da noite sair do busao pra dar uma olhada no mercadinho perto de Lyon. Retorno pro meu banco, sem nada ter comprado, e encontro um dos espanhois la sentado. Tinha que ser o de Barcelona (se bem que os madrilenhos tb nao sao os mais legais do mundo, salvo um deles que e' o Mister Teimosia, qualquer dia eu volto ao assunto). Perdido o lugar, vou sentar atras de um casal de franceses, no unico assento livre. Os filhas da puta tinham abaixado tanto o banco que quase nao dava pras entar, e certamente nao dava pra dormir ali. Fiquei meio mal, ate trocar de lugar com o Quachio, que tava congelado pelo ar condicionado. Durmo ate o lugar.

La chegando, arrumo minhas coisas (ou quase) no chale que a gente ia ficar. Eu dividi o lugar com o gustavo, o Arthur e os chilenos mais legais (os Sebas e o Michael). Durmimos ate a hora do almoco, perdemos a inscricao pro tipo de paintball que tinha e tb pro torneio de volei. Perdemos o almoco tb, eu acho.

Acabei jogando o torneio, pq sobrou vaga em outro time, joguei outras competicoes bizarras, coisas do tipo. Depois, de tarde, fui andar de caiaque, com o Tiago, e a gente se fudeu pra voltar, por causa das correntes. No final, teve que vir um barco de resgate pra salvar a gente, eu perdi meu oculos, foi um negocio do outro mundo, mas gracas a Deus estou aqui pra continuar contando minhas historias pra vcs.

Sem oculos Wei ficou, digamos, embacado...Serio, ficou meio dificil de falar com as pessoas sem saber quem elas eram, pegar a comida sem ter a minima nocao, fazer compras tendo que encostar o nariz nos produtos. Naomuito legal, mas o pessoal me ajudou, servindo como guia, emprestando oculos, fazendo piadas, etc.

Nao teve muitas outras coisas emocionantes. Talvez o torneio de futebol de areia seja digno de nota. Em primeiro ;lugar, cumpre-se destacar que o lugar que a gente tava nao pode ser chamado de praia. Beleza, fica a beira do Mediterraneo, e' mo' bonito, mas a areia e' cheia de pedras, tem um vento do cacete que joga as pedras na gente, nao da pra entrar na agua de frio, e de noite tem que dormir de blusa e coberta. Ainda assim, fomos defender a honra da nacao, no terreno inospito.

O primeiro jogo seria contra s iranianos, reforcados por um turco e por mais nao sei quem (esses posts sempre parecem com aquelas piadas "Tava um brasileiro, um iraniano, um turco e um argentino jogando bola quando..."). Por falar em argentinos, metade do nosso time era chileno, pra aumentar o nivel e pra dar o noumero de jogadores. Apesar de juntos termos mais litoral do que qualquer outra nacionalidade aqui representada, o futebol nao nos parecia muito bom, afinal a gente perdeu todos s jogos aqui nessa terra. Em todo caso, os iranianos tremeram na base quando viram que iam jogar contra os brasileiros. Ao menos temos a fama. Infelizmente temos so a fama, e nada mais. Os iranianos seguraram um 0 a 0. Iamos definir tudo contra os franceses. Tava zero a zero tb, quase ate o final, ai teve um lancamento, eu me bati com o cara do time deles, e a bola passou sabe deus por onde. 1 a 0, merda. Depois eu ainda fiz mais merda, perdemos, fomos eliminados por antecipacao. Ainda restava o jogo contra os vietnamitas. Quase perdemos, quase ganhamos, no final mais um zero a zero, nome do Brasil no lixo, franceses gritando UN, DEUX, TROIS na nossa orelha (como eles amam aquele maldito tres a zero, puta merda...).

O resto nao e tao relevante mesmo...E a vida por aqui vai seguindo, amanha eu vou resolver o bagulho do meu micro, ver se eu troco o monitor. Tb ja tenho o telefone n meu qaurto, mas ele so' deve comecar a poder fazer ligacoes na quarta, com sorte.

Comecaram as aulas. Por enquanto a gente teve duas aulas de informatica, aqui eles ensinam Java, e nessas duas aulas o conteudo visto foi mais ou menos o mesmo de um mes e meio na Poli, em C. Pra quem nao tem a minima nocao do que eu estou falando, o ritmo aqui e' anormalmente rapido. Eu so nao estou com problemas porque e' a materia pra iniciantes, e da pra usar os meus profundos conhecimentos de C pra enganar. Como os franceses fazem, eu nao sei, nao quero saber, e nao vou perguntar (agora ta tendo churrasco do pessoal do hand, mas eu nao quero me integrar...).

enviado por Bruno - Bruno as 15:38:31. comentários[2]

quarta-feira, 4 de maio de 2005



Nao tenho muito tempo pra postar porque daqui a pouco vai sair o onibus, entao vou ter que fritar o texto, como um pastel (uhm...).

Vou pegar o onibus pra ir pro WEI, week-end d'Integration. Mesmo sem saber frances, da pra entender essa frase, haha. Nao que eu goste muito de me integrar com os outros, mas tem competicoes idiotas, comendo e bebida fartas, viagem para um lugar perto da fronteira com a Espanha..Nada mal.

Enquanto nao dava a hora de abrir o restaurante, eu vim pra biblioteca, porque a "pro-aluno" tava lotando de gente tendo aula. A biblioteca tava lotada tb, entao achei melhor subir e ir pra secao de literatura (obviamente a mais legal de uma biblioteca da melhor escola de engenharia da Franca) pra enrolar um pouco. Fiauei perambulando um pouco, procurando algu,a coisa legal, e de preferencia de lingua original francesa, pra nao correr o risco de pegar um tradutor tosco. Achei os Saramagos. Nao era o que eu queria, mas beleza.

Peguei "O ano da morte de Ricardo Reis" pra dar uma olhada. Li o prefacio e o camarada dizia da dificuldade de traduzir Saramago, que ele tentou conservar o estilo bizarro de pontuacao, essas coisas. Obviamente ele dizia que, para maior clareza, tinha colocado notas explicativas em pontos relevantes do texto, pra explicar quem é Dom Sebastião, por exemplo. Li a primeira pagina do livro, e comecei a folhear em busca das tais notas explicativas. Algumas eram até boas, como Urca: praia do Rio de Janeiro; "Pra baixo todo santo ajuda", essas coisas. Tinha alguma palavra que eles escreveram em "portugues" com til em cima do o, num sufixo ão, era alguma coisa como balcaõ, mas era outra palavra. Senti que o bagulho era tosco. Continuo procurando.

Encontro "sabia", escrito assim, sem acento (esses caras não sabem que da pra por um acento agudo no a..).Vou ler a explicacao: "passaro brasileiro, que faz nao sei o que. No caso, é uma referencia ao famoso verso de Castro Alves". Me controlo. respiro fundo, e vou ler qual era o pedaco do texto do saramago que tinha o raio do sabia (sem acento).

E esta la alguma coisa do tipo, "nessas terras de além-mar, onde acontece bla bla bla e canta o sabia".

Merda, sabia que nao dava pra confiar nesses tradutores.

enviado por Bruno - Bruno as 12:38:44. comentários[3]

terça-feira, 3 de maio de 2005



Prova de matematica, so' pra ver o nosso nivel.

Primeiro tinh que escrever na folha se achava que tinha necessidade ou nao das aulas de reforco pra estrangeiro.

Depois, era olhar a prova, lembrar "Ah, e' verdade, o ensino do meu pais e' uma bosta, eu nunca estudei o bastante sozinho, meu "talento" matematico e' muito mais uma questao de uma memoria mais ou menos, provas faceis e sorte, e sim, eu vou ficar aqui enrolando um tempo..."

A Angela desistiu bem rapido, pra desespero dos outros politecnicos ali presentes. A nossa referencia nao conseguia fazer a prova tb, hehe. Salvando a honra dos brasileiros, o Bernardo fez tudo, disse que nao precisava de auxilio e tudo o mais. Diz a lenda que ele foi o melhor colocado na selecao mundial. E', existem pessoas inteligentes. Outras enganam mais ou menos bem, haha.

Eu respondi umas coisas idiotas, nao muitas, pra nao passar tanta vergonha. No final, a gente foi conversar com um dos vietnamitas, que tinha feito tudo. O problema nao e' so' inteligencia, tem muito a ver tb com a formacao de cada um, vontade de trabalhar, essas coisas que sao inexistentes em nossa querida nacao.

Pra completar, a gente sai rindo dessas coisas, tb por questoes culturais. Talvez um outro povo saisse de um negocio desses e fosse estudar pro comeco das aulas. A gente ri da transformacao de primeiro no Brasil para burro da clsse aqui... Nao estamos mais certos do que eles, o futuro do nosso pais vai ser uma bosta sem formacao cientifica de nivel razovel, mas mesmo assim a gente ri. Talvez seja so' por enquanto, e depois o povo comecee a realmente querer se matar. Acompnhem a transformacao por aqui....(historias sangrentas costumam vender bem, talvez eu coloque uma area paga no site, com os momentos mais dramaticos...)

enviado por Bruno - Bruno as 06:45:58. comentários[0]

segunda-feira, 2 de maio de 2005



Ja mudei pro quarto novo. A cada mudanca que eu faco fica pior, apesar da distancia diminuir. De Sao Paulo pra Cherbourg foi facil. De Cherbourg para ca foi mais pesado, tinha varios livros a mais. Para atravessar 100m, com mais roupas, dividindo em varias bagagens, com pratos, copos, a vassoura e a porra do micro quebrado foi o caos. Levei um tempo enorme, mas finalmente tomei posse do meu novo quarto. Bem legal. Nao era aquele que eu tinha visto, mas e' interessante, depois eu mando as fotos. Infelizmente o horario aqui vai ser bem apertado, entao e' capaz que eu so' mande as fotos na outra semna (depois de ter pego um outro monitor tb...)

Vou ter que pagar um taxa de 300 e tantos euros de caucao do apartamento, mas os caras sao tao retardados aqui nessa terra que eles depositam o valor, e depois devolvem...No vai fazer muita falta, a bolca acabou de cair. Talvez eu tenha que esperrar pra comprar a geladeira, jhaha.

Hoje teve umas trocent\as conferencias. Horas e mais horas de bla bla bla, e eu nao me lembro nem os assuntos que foram discutidos. Uma chatice sem fim. No final teve um treinamento de incendio, e agora eu deveria estar me acotovelando pra pegar uns livros (repetidos, que foram os responsaveis pelo aumento de peso da segunda mudanca...) e outrs novos, mas tem 500 franceses na minha frebnte, na fila, e a internet tava to convidativa...

O meu quarto e' o menor possivel dos novos, nao tem um janela lateral nem uma sacada divertida igual uns outros, mas mesmo assim representa um salto absurdo de qualidade. Eu voltei ao assunto porque eu nao tenho absolutamente nada pra escrever, apagueii o que foi dito nas conferencias, nao sei como serao os proximos dias porque eu nao tenho horario, estou com saco de desfazer as mlas (tem coisa que ta' la' desde a Penha e ainda nao saiu, haha) mas prefiro esperar sentado a ficar cheirando esse povo...

Parece que eu sou o unico estrangeiro no handball, ou um dos unicos, o que e' bom por me forcar a treinar essa lingua dos infernos, mas ruim pela companhia, claro. O meu predio tem senha, 6573, se vcs quiserem visitar. O super sistema de seguranca frances e' muito bom. O meu predio, o 73, tem esse codigo. O do Arthur e da Silvia, por exemplo, e' o 71, e adivinhem a senha... 6571. Para todos os predios novos e' assim. Fantastico...

E amanha tem que acordar cedo de novo...O inferno de conferencias...

enviado por Bruno - Bruno as 12:45:02. comentários[0]

domingo, 1 de maio de 2005



Mais um dia pra se arrumar a mala. Amanha eu me mudo para o meu quarto definitivo, onde vou morar pelos proximos tempos...A merda e' ter que enfiar tudo dentro da mala, de novo, comprar produtos de limpeza, vassoura, balde, esponjas, coisas desse tipo. Da'-se um jeito, como sempre. Acho que eu nao tirei nenhuma foto do meu quarto de transicao. Nao perderam nada, meus caros.

Amanha tem que fazer a mudanca, fazer um teste do nivel de frances (mas como eu sou muito foda isso nao vai ser um problema, haha. Falando serio, o teste de amanha parece que nao vale nada), talvez tenha uma prova de matematica so' pra avaliar o nosso nivel (pra ver se eu fico no grupo dos retardados ou dos incrivelmente retardados...)

Ainda nao arremessei meu monitor pela janela, apeasr da vontade.

Estou com preguica de comecar as aulas. No fundo, eu estou semi de ferias desde o comeco de dezembro, talvez. E quando a gente para tanto tempo assim percebe que ficar estudando nao e' tao legal assim, haha. Era melhor continuar sem fazer nada, mas por outro lado tb estou ficando de saco cheio dessa semana inutil que eu passei. Foi legal, mas ja cansou. Em suma, eu ia reclamar de qualquer coisa, e' isso. Amanha talvez de tempo de trocar a porra do monittor, talvez eu faca umas comprinhas tb, sei la'. Sem assuntos profundos para ficar divagando, sem historias empolgantes para narrar. Um post apenas para marcar a transicao, do ocio para o inferno de trabalho, dos primeiros 75 dias para a segunda metade dessa primeira estadia na Franca. Depois da Queda da Bastilh, e' nois voltando...

enviado por Bruno - Bruno as 10:14:31. comentários[3]

Nenhum comentário: