segunda-feira, março 27, 2006

Era melhor ser surdo

Curso de espanhol, professora pergunta o que cada um de nos sabia sobre o Chile. Todos deram respostas vagas, "Ah, tem a Cordilheira, o deserto de Atacama e o Pinochet", incluindo eu mesmo, que não fiz nenhuma piada com as lhamas ou os casacos vermelhos.

O assunto é vasto, mas o nosso conhecimento não, então logo perdeu a graça e as pessoas passaram simplesmente a dizer que não se lembravam mais de nada. De repente, um franchuco solta a pérola: "Do Chile eu conheço três pessoas: Allende, Pinochet e Chilavert".

Ao leitor que não entende de futebol: Chilavert é o maior goleiro PARAGUAIO de todos os tempos, tendo jogado inclusive contra a propria França, na copa de 98. É um mito, um deus PARAGUAIO. Era um goleiro que fazia gols, um showman, não é alguém que seja "confundível".

É como se alguém tivesse dito: "Brasil? Não é a terra do Pelé, do Ronaldinho e do Peron?", ou "Claro, da França eu sempre me lembro de Luis XIV, Napoleão e Nietzsche".

Um dia seremos fortes e forçaremos o resto do mundo a aprender espanhol e português, além de estudar a nossa história e geografia. Até lá, seguimos sendo um povo ao sul dos Estados Unidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você...
nós temos que aprender a cultura de países "importantes", mas eles não sabem nada do nosso, nem se interessam em saber, ridículo!