sexta-feira, março 10, 2006

Arquivo - Novembro 2005

terça-feira, 22 de novembro de 2005



Sala 20 de uma certa escola francesa. Alunos a postos, com suas respectivas folhas de exercicios. Um libanês, um brasileiro e um chileno. O primeiro imerso na massa francesa, os ultimos sentados na segunda fileira. Chama a atenção que os dois unicos lugares livres da sala são ao lado do brasileiro, ainda mais se considerarmos que os franceses têm um certo horror de sentar no fundo da sala. Paciência...

O brasileiro, perdido, como de costume, pergunta ao chileno se era dia 22. Sim, era.

-Hoje faz um ano que eu fiz a prova pra vim pra ca'.
-E, eu também.

Os ésteres nos olham, indiferentes.

enviado por Bruno - Bruno as 18:15:07. comentários[1]

segunda-feira, 21 de novembro de 2005



Um dos piores desempenhos olimpicos de todos os tempos foi o de um atleta de Hong Kong, numa prova de saltos ornamentais. Não me lembro quais foram as notas que os jurados deram, o fato é que aquele salto foi completamente bizarro.

Entrevistado depois do feito, o cidadão disse estar psicologicamente abalado, afinal o norte-americano que saltou antes dele errou o tempo e bateu a cabeça na plataforma, deixando a agua da piscina até um pouco vermelha (nojento, mas verdadeiro, sinto muito).

Me lembrei desse caso porque durante o treino de hoje, enquanto eu tomava as minhas boladas normais do time reserva, vi o goleiro titular jogado no chão. Confesso que pensei, de inicio, naquela maldição que vai contundir todos os goleiros da Polytechnique e me fazer jogar alguma partida importante pela equipe principal. Logo em seguida, fiquei preocupado com o estado do meu colega de profissão (pelo menos ele faz a mesma matéria de quimica que eu...). Ele se levantou, meio tonto, acho que foi uma bolada no nariz. Acontece. Eu mesmo tive que parar o treino depois de tomar uma no peito que me deixou quase sem ar...

Voltemos ao chinês(ok, ele não era chinês na época, mas vai saber o gentilico de Hong Kong)... Ele deve ter ficado um tempo pensando sobre qual a necessidade do esporte, porque ele é praticado, porque desperta paixões tão intensas.

No caso dos saltos ornamentais, eu não tenho nenhuma boa resposta. Porém, nos esportes com bola (aqueles que realmente despertam as tais paixões), sou adepto daquela teoria da caça. É simples, o homem moderno deixou de se reunir em bandos para abater grandes feras, mas o instinto continuou la', latente, esperando por uma oportunidade. As taticas da caça em grupo, os ataques pelos flancos, os golpes de surpresa, tudo continua la', como ha' 10.000 anos.

Fica então a pergunta: o que diabo faz o goleiro? Anjo da guarda de mamute? Sétima vida de tigre-dentes-de-sabre? Evidentemente ele não é o alvo, como alguns gostariam de pensar (em especial aquele marroquino, ai minha perna...).

Ja' perdi o fio da meada. Deve ter sido aquela bolada na testa. Ou o treinamento de penaltys (ler com sotaque francês, tônica no "ty", l pronunciado como l, não como u) ao final do treino, proposto pelo técnico apesar da cara de desconsolo do ev2...

PS: achei esse link, não tenho certeza se é o mesmo caso. Se alguém tiver interesse, olhe no guia dos curiosos, o primeiro, de capa amarela, eu acho. Não me lembrava do "pequeno" detalhe da doença do cidadão. Agora sim o hongkongiano tem uma boa desculpa...

enviado por Bruno - Bruno as 16:12:13. comentários[0]


O blog que vocês leriam se eu fosse engraçado.
enviado por Bruno - Bruno as 15:22:24. comentários[0]

domingo, 20 de novembro de 2005



Quando eu era pequeno, o Santos era aquele time que tinha sido grande mas que infelizmente nunca mais ganharia coisa alguma. Uma espécie de Portuguesa, despertando assim alguma simpatia.

O Campeonato Brasileiro de 95 foi o primeiro que eu acompanhei em que o Palmeiras foi eliminado (maldita criança da era Parmalat...bons tempos...). Sobrou, como equipe simpatica, o glorioso alvi-negro praiano, com uma equipe realmente espetacular, comandada pelo Giovani, auxiliado pelos idolos alternativos Edinho, Camanducaia, Marcelo Passos, etc. Foi uma grande campanha, um jogo sofrido contra o Guarani, uma recuperação impressionante diante do Fluminense, até alcançar a decisão.

Santos e Botafogo, final, no Pacaembu. No inicio do jogo, Marcio Rezende de Freitas valida um gol irregular de Tulio e garante o titulo para os cariocas. A fila continuou, depois Robinho surgiu, etc...

10 anos depois, mesmo estadio, mesmo juiz, "final" do campeonato. Mesma lambança, pênalti não dado, titulo roubado, mais manchado ainda do que ja' estava...

Naquele tempo eu era mais bobo e ainda achava que futebol era apenas um jogo. Hoje em dia, continuo idiota a ponto de perder meu tempo ouvindo essa mentira pelo radio. Em primeiro lugar, tenho que tomar vergonha na cara. Em segundo lugar, prendam o filha da puta do juiz, pelo amor de Deus!

enviado por Bruno - Bruno as 20:06:53. comentários[2]

sábado, 19 de novembro de 2005



Fatos triviais

A (não tão) famosa Ecole Polytechnique fica na França, proxima na região parisiense.

A Terra gira em torno do Sol, num movimento eliptico.

A França localiza-se na zona temperada.

Abaixo de 0° C, a agua congela.

Acordei outro dia e percebi que tinha geado durante a noite. O idiota aqui saiu de casa de calça jeans e camiseta de manga curta, como teria feito em qualquer quinta-feira genérica, no meio de novembro. No fundo, isso explica quase tudo. Senão, vejamos:

Os nossos ancestrais indigenas viviam numa terra que em se planta, (quase) tudo da', com imensas reservas de agua, frutas suculentas e diversos bichinhos silvestres para se caçar. As estações do ano sendo quase imperceptiveis, pra que se preocupar com astronomia?

Compare isso agora com a vida de um indo-europeu genérico, obrigado a erguer abrigos para o inverno, caçar grandes feras para conseguir material para fazer casacos e similares, e ainda questionado periodicamente com a grande questão: por que diabo a grande bola de fogo fica tão pouco tempo no céu no tempo do frio? A unica maneira de sobrevivência era desenvolver a matematica, claro.

Enquanto isso, ao Sul, uma certa aldeia comemorava, na terceira lua cheia depois das enchentes, a incrivel descoberta de como descascar uma banana...

enviado por Bruno - Bruno as 11:05:30. comentários[2]

sexta-feira, 18 de novembro de 2005



Jogadores que atribuem todos os fatos de suas carreiras à vontade divina não merecem muito crédito. Mesmo assim, leiam o que o Taffarel disse nesse site.

"No meio da disputa de pênaltis dei um olhada no placar. Vi que estava 2x2 e pensei: É a minha hora de fazer alguma coisa pela minha equipe e para o meu país. - Senhor, me ajude a defender este pênalti ! - E Ele ouviu... Quando Massaro chutou, creio que Deus me empurrou para o canto esquerdo e eu pude fazer a defesa. Aí o Dunga foi e fez o seu gol e ficou tudo no pé do Baggio quando fomos para a cena final. Depois de 52 jogos, três milhões de ingressos vendidos, quatro anos de preparação e um mês de muita badalação na midia do mundo inteiro; a decisão de tudo isso acabou sobrando para duas pessoas: Baggio e eu... Quando o ví (sic) com a cabeça baixa e os olhos fixos no chão, percebi que ele estava inseguro e cresci bastante. Naquele momento tive a certeza: - eu vou fazer a defesa ou ele vai chutar para fora... E não deu outra.... "

O pênalti do Massaro foi uma das piores cobranças de todos os tempos. Um cachorro defenderia aquele chute. Talvez Deus tenha puxado a perna do italiano, vai saber. Em todo caso, Dunga, o simbolo da retidão moral e dos bons costumes, além de autor da mais célebre frase de alegria ("Essa merda é nossa, pooooorrrrraaaaaa!", ou "essa porra é nossa, caralho!", não tenho bem certeza. ok, não tão célebre assim...), foi abençoado com gol em sua cobrança.

Ele podia ter a certeza de que o pênalti do Baggio ou seria gol, ou não seria, e fatalmente não daria outra...

Em tempo: o Baggio era budista...


enviado por Bruno - Bruno as 22:19:12. comentários[3]

quinta-feira, 17 de novembro de 2005



Coloquei as fotos do aniversario da Angela no meu fotolog. As do Gustavo serão colocadas em breve também...
enviado por Bruno - Bruno as 18:51:31. comentários[1]


Considerando que o leitor médio d'O Blog fala francês, olhem isso aqui, extraido do Le Monde (não coloco o link porque o acesso fica restrito a assinantes depois de 3 dias...):

"La police a fait état d'un "retour à une situation normale partout en France" dans la nuit de mercredi à jeudi, après la vague de violences qui a commencée dans les banlieues le 27 octobre.
Pour la première fois en trois semaines, la direction générale de la police nationale n'avait pas fourni de bilan nocturne. 98 véhicules ont été incendiés, ce qui représente la moyenne habituelle enregistrée chaque nuit en France, a précisé la direction générale de la police nationale (DGPN). Aucun affrontement ou incendie de bâtiment, public ou privé, n'a été relevé."

Basicamente, eles dizem que ta' tudo bem, tudo voltou ao normal, nenhum prédio foi incendiado...O mais interessante, porém, é a parte que fala dos carros (sempre eles...). 98 foram queimados de ontem para hoje, dentro da média habitual....

Como um pais pode ter 100 carros queimados por noite, sempre? E pior, como ninguém tinha falado disso antes? é evidente que se deveria levar em conta esse residuo nas informações que saiam a cada noite...

Parece que vou poder jogar fora meus planos de fuga via Portugal...

enviado por Bruno - Bruno as 09:59:31. comentários[5]

quarta-feira, 16 de novembro de 2005



Eu sei que ja' postei duas vezes hoje, mas ainda faltou uma coisa...

Nos pênaltis, Austrália obtém vaga na Copa da Alemanha

Puta que pariu, e eu não vi isso! Sempre sonhei em ver a Australia na copa, classificando nos pênaltis ainda! Meu Deus...

Chupa Uruguai, quem mandou eliminar o Chile?

Agora é Trinidad e Tobago na cabeça.

Brasil, Australia, T&T e Togo...

enviado por Bruno - Bruno as 11:32:14. comentários[1]





O Excel não aproxima por gaussianas. Uma pena...



enviado por Bruno - Bruno as 11:26:20. comentários[0]


Fim de festa

Depois do champanhe francês e de uns canapés na faixa, a volta pra casa, no onibus...

Um espanhol babaca e um congolês dando em cima de uma russa bêbada.

Uma indiana ensinando alguma espécie de adoleta para os chilenos.

Dois chineses tentando resolver uma questão da prova de matematica. De 2 dias atras...

Um vietnamita (cujo sobrenome é N'Guyen) conversa com outro viet, também chamado N'Guyen.

Um maldito brasileiro, se esforçando pra não dormir por estar usando lentes de contato, pensando na vida...

enviado por Bruno - Bruno as 11:17:01. comentários[3]

segunda-feira, 14 de novembro de 2005



To colocando o link do Caio, eu achei que ele ja' estivesse nos links, mas nao, devo ter feito alguma merda no template. Se você quiser ver mais ou menos como sera' o meu futuro (ele é meu veterano aqui na Polytechnique, para os que não conhecem, e eu espero sinceramente nao seguir o mesmo rumo que ele. especialização em fisica, deus me livre...), fiquem à vontade, agora ele voltou a escrever. Divirtam-se...
enviado por Bruno - Bruno as 21:48:30. comentários[0]

domingo, 13 de novembro de 2005



Como ja' dizia o filosfo, "é melhor pisar numa poça d'agua por andar observando as estrelas do que nunca tirar os olhos do chão".

Ou não.

enviado por Bruno - Bruno as 22:03:58. comentários[4]

sábado, 12 de novembro de 2005



Fazendo previsões a partir de modelos simples

(Extrapolations numériques basées sur n'importe quoi, volume 1)

Primeiramente, colete dados experimentais de maneira bastante tosca. Vasculhe diferentes sites, anote valores contraditorios, tire numeros da cartola (mais de 300 = 340), depois jogue tudo isso no excel. Trace o grafico adequado, com uma potência suficientemente elevada pra garantir alguma precisão.

Utilize agora a ferramenta pra trazer a curva em alguns pontos futuros (não sei como ela se chama na versão em português, desculpe), ou, se preferir fazer como o idiota que vos escreve, anote os coeficientes do polinômio e substitua o valor de x...

O valor assim obtido carece de todo rigor, e não deveria, a priori, ter qualquer relação com a realidade. Porém...

Ha' duas noites, meu grafico previa 475 carros queimados. Foram 482. Para ontem, eu não tinha como fazer previsões porque a curva ja' estava no negativo, e mesmo gostando muito desse modelo idiota não creio que carros queimados vão se transformar em automoveis perfeitos. Foram 463 (comecei a normalizar os dados a partir do site do Le monde). Aumentei uma potência, e eis que o fabuloso MMQ previa um minimo local entre ontem e antes de ontem, e depois um novo aumento. Eita, o modelo esta' degringolando de novo, todos sabemos que o numero de carros queimados esta' caindo, essas extrapolações não prestam mesmo. O valor previsto é muito maior que o real, dessa vez, mas o carater de alta estava la'. Estranho...

é dificil prever alguma coisa pra amanhã, a curva ta' meio maluca, medindo no grafico obtive um valor, fazendo a conta, outro. Não tenho tempo pra ficar procurando onde esta' o erro. Com o ponto dessa noite eu acerto o valor do domingo, ok?

enviado por Bruno - Bruno as 10:56:03. comentários[1]

quinta-feira, 10 de novembro de 2005



A incrivel arte da tradução

Traduzir um texto de uma lingua estrangeira não é apenas pegar um dicionario e procurar o significado de cada palavra. é uma tarefa que exige engenho e arte, dai a dificuldade em se fazer um software de tradução realmente eficaz. Vejamos, como exemplo, a seguinte matéria do UOL: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2005/11/09/ult26u20201.jhtm

No final do texto, temos a passagem :

"Temos que contar isso do jeito que isso realmente é", disse Valerie Lecasble, presidente da i-Tele, o canal de notícias 24 horas do Canal Plus, que agora integra os canais gratuitos digitais da França.

"Não queremos que nossos telespectadores mudem para a CNN ou para a BBC para ver o que está acontecendo a apenas algumas milhas de distância de onde estão. Esse é um problema latente na França há décadas e queremos que os ministros e as pessoas envolvidas sejam capazes de debatê-lo como ele aparece em nosso canal. É importante contar às pessoas o que está acontecendo de verdade."

Qual o problema, dira' o leitor. Releiam com atenção a fala da presidente do tal canal. Segundo paragrafo, segunda linha, segunda palavra. "milhas". NUNCA um francês diria "algumas milhas". Eles inventaram o sistema métrico. Eles são maniacos pelo sistema decimal. Eles dão o volume da coca-cola em centilitros, a produção de etanol de uma usina em hectolitros!

O tradutor que primeiro verteu o texto para o inglês teve o bom-senso de colocar milha no lugar de metro para que os americanos idiotas pudessem entender. Ai em seguida o uol contrata alguém que so' fala inglês e que não tem visão de mundo. So' podia dar nisso...

enviado por Bruno - Bruno as 07:56:57. comentários[0]

terça-feira, 8 de novembro de 2005



Crise na França, uma abordagem matematica

(As teorias contidas nesse post foram baseadas no célebre classico Méthodes mathématiques pour manipuler la réalité, segunda edição.)

Como o querido leitor deve saber, a gloriosa nação francesa atravessa um momento duro de sua historia. Depois que dois jovens morreram em circunstâncias estranhas, ha' quase 15 dias, as décadas de rancor, dificuldades de integração (e eu não estou falando de f(x) = sen x/ x...ok, péssima, voltemos), desemprego, falta de perspectivas para o futuro, racismo e tudo mais vieram à tona. Resultado concreto: dezenas de carros queimados. Ou melhor centenas. Digo, milhares...

Sempre buscando o mais alto nivel de informação para seus leitores, a equipe d'O Blog fez uma extensa busca por dados confiaveis, consultando a seguir seus melhores matematicos para produzir uma simulação coerente. Apreciem nossos resultados.




Depois de um começo quase exponencial (os primeiros 5 dias ficaram muito bem ajustados numa exponencial, mas no médio prazo começava a dar muito erro), podemos ver que o pior ja' passou. Essa noite teremos algo entre 1.000 e 1.200 coquetéis molotov utilizados, mas a tendência felizmente é de queda. Dentro de 3 dias, não teremos mais nenhum caso de violência, e daqui a uma semana 15.000 carros que estão queimados vão se tornar utilizaveis novamente.

Como eu disse aqui outro dia, prevendo o inevitavel titulo brasileiro do Palmeiras a partir do seu progresso inexoravel e da oscilação do Corithians, no começo de setembro, o importante em geral não é o valor em si das grandezas envolvidas, mas sim a sua taxa de variação. Acabei de dar um contra-exemplo, eu sei, porém continuo acreditando que da' pra aproximar quase tudo por funções continuas. E por polinômios do terceiro grau, desde que o R² seja suficientemente grande...

enviado por Bruno - Bruno as 22:19:51. comentários[4]

domingo, 6 de novembro de 2005



Liberté, fraternité e Molotov

Deixar seu pais, por alguns meses, é sempre uma decisão traumatica. Porém, com um pouco de sorte, conseguimos encontrar um momento que não é de todo ruim. Vejamos...

Primeiro, o São Paulo conquistou a Libertadores de novo, depois de tanto tempo...deve ter sido um inferno...No final do ano ainda vai ter aquele mundial, o titulo deles é praticamente certo...

Agora, o Corinthians se aproxima inexoravelmente do quarto titulo, igualando a marca do Palmeiras...Pra piorar, hj eles ainda conseguiram um historico 7 a 1 no Santos. um resultado daqueles tão absurdos que sera' lembrado pelos proximos 60 anos.

é melhor estar no meio de delinquentes tunisianos...


enviado por Bruno - Bruno as 19:36:24. comentários[1]

quinta-feira, 3 de novembro de 2005



Hoje de manhã teria uma conferência de um padre especializado em educação em regiões de periferia. Mesmo tendo visto duzias de palestras como essas em toda a minha vida, a presença era obrigatoria. Pensei seriamente em colocar apenas meu nome na lista e voltar pra casa pra dormir, e assim planejei meu dia. Acordei com sono, passei a aula antes da conferência pensando no soninho relaxante, mas na hora H nao tive coragem de fugir...

Sentei entre dois chilenos (alias, tenho informações confidenciais sobre a guerra com o Peru, que não posso colocar aqui por razões evidentes...), assisti boa parte do que o carinha tinha pra falar. Nos ultimos quinze minutos, peguei no sono e dormi de mal jeito. Não percebi que eu estava com um ligeiro torcicolo porque tinha que correr pro almoço, correr para o esporte, etc.

À tarde, seria nossa estréia em um dos campeonatos franceses (acho que so' da região parisiense, pra ser preciso). Eu estou na equipe X3, são cinco times, quatro goleiros, ou seja, sou o terceiro melhor. Ou era...

O jogo era contra os X2, eu achei que fosse apenas amistoso mas não, valia pontos...Manipulação do resultado impossivel, presença de autoridades da competição (é sério, o bagulho é oficial mesmo). No aquecimento meu pescoço começou a doer um pouquinho mais...

Começamos mais ou menos, mesmo sendo mais fracos, mais jovens (o outro time tinha mais veteranos), menores e eles ainda jogavam de vermelho! Em todo filme idiota o meu time teria ganho, menos na vida real, é claro. Até os primeiros 5 minutos estava bem equilibrado, o jogo estava dois a dois. Num dado lance, o carinha arremessou, numa fração de segundo eu pensei "essa merda vai bater na trave, na minha perna e vai entrar", ela de fato bateu no poste, em mim, e como eu ja' esperava por isso consegui evitar, depois de rodar igual um idiota procurando a bola. Evitei o frango, ganhei um "Bravo" (com a tonica no "ô"). Até que tomei um gol meio bobo, 3 a 2.

E outro, 4. Mais um. Outro mais. Quando vi estava oito a dois. Pronto, perdemos o jogo. Comecei a torcer pro relogio andar bem rapido e a goleada ser a menor possivel. A ultima vez que eu lembro de ter pensado coisa do gênero foi na prova de fisica pra entrar aqui...é melhor perder rapido e pouco do que ter uma chance hipotética de recueperação...Não adiantava, eles faziam mais e mais...Acabou o primeiro tempo 12 a 4, cada tempo dura meia hora.

Voltamos um pouco melhor no segundo tempo, nada de especial. O massacre continuava, até que quando ja' estava uns 22, eu olhando pro campo com cara de desolado, um francês genérico, da outra equipe na verdade (o que não quer dizer muito, a gente troca de equipe com alguma freqüência), gritou do banco "Allez, Brunô!"(vai la'!).

Magicamente depois disso eu joguei um pouco melhor, fiz umas duas defesas (não devo ter defendido mais que dez bolas no jogo inteiro...). Fiz alguns, chegamos em oito. Eles fizeram 25.

25 + 8 = 33, 3 + 3...

Maldita conferência. Malditos defensores. Rumo a equipe 4, com sorte...

enviado por Bruno - Bruno as 12:33:02. comentários[2]

quarta-feira, 2 de novembro de 2005



O terceiro goleiro

Saiu um ranking das melhores universidades do mundo, no The Times; não vou entrar no mérito do quão ridiculo é fazer uma comparação entre uma escola de primeiro mundo, com 1000 alunos ultra preparados e apenas um curso, e uma de terceiro, com mais de 30.000 e cursos tão diferentes quanto artes cênicas e medicina. Em todo caso, a Polytechnique ficou em décimo, sendo a primeira fora dos Estados Unidos e Inglaterra, e a USP em 196, unica da América do Sul (cadê o Chile?). http://www.estadao.com.br/educando/noticias/2005/out/31/109.htm

A minha participação nesse resultado é nula, claro. Ou melhor, é pior do que nula, pois, se eu tivesse um papel mais importante, o resultado da escola tenderia a ser pior. é mais ou menos como o caso daqueles terceiros goleiros de grandes equipes. O camarada joga num dos melhores times do mundo, ganha os titulos, desfruta um pouco da mesma gloria que aqueles que realmente merecem, e torce secretamente para nunca ter uma posição relevante e colocar tudo a perder.

Alias, hoje saiu a convocatoria para uns jogos de amanhã. Sou o goleiro da terceira equipe, amanhã enfrentamos a equipe 2. Ainda bem que os campeonatos não começaram para mim. E da'-lhe equipe 1, rumo ao titulo francês...

enviado por Bruno - Bruno as 20:59:38. comentários[0]

Nenhum comentário: