sexta-feira, março 10, 2006

Arquivo - Setembro 2005

sexta-feira, 30 de setembro de 2005



Agora pouco o diretor da escola convocou todos os 2004 para uma conversa. O assunto ja' tinha vazado, tratava-se de um problema com um 2003. 2002, na verdade. Explicaquemos...

Um francês genérico (poderiamos chama'-lo aleatoriamente de Guillaume, o nome mais comum da escola, mas ele de fato se chama assim...)estava no segundo ano e não foi aprovado em não sei que matéria. Não foi aprovado tb na recuperação, o que levou a ser julgado no "juri de passagem", em que professores, milicos e alguns alienigenas, talvez, se reunem pra decidir o futuro do aluno.

O cidadão não tinha passado no primeiro ano, não tinha passado no segundo, refez o primeiro, depois bombou de novo o segundo. Pelo regulamento da escola a pessoa nao pode repetir duas vezes o mesmo ano, e como o juri nao concordou com a aprovação (ele tinha uma porrada de faltas, nas aulas e nos cursos de lingua...), o maluco acabou expulso.

Não sei porque fizeram esse auê todo, convocar centenas de aulas pra explicar que um francês ia mal pra caralho e não tem condições de continuar na escola. Se até nos, brasileiros, folgados e estrangeiros conseguimos passar, o cara podia ter se esforçado mais...

Parece que os 2003 vão fazer manifestações de apoio, mandar uma carta pro ministro, etc. Queria ver se fosse com um ev2 que tem problemas, e não com um francês que levou tudo nas coxas, como seria a reação.

enviado por Bruno - Bruno as 08:42:47. comentários[1]

quinta-feira, 29 de setembro de 2005



Chega um dia na vida de todos nos em que devemos receber nossa espada.

Ok, eu sei que 80% dos leitores não tem uma espada guardada em casa, mas mesmo assim achei que a frase pudesse causar um grande efeito. A espada é meia boca, usada (nos, ev2, não pagamos por ela, então a escola empresta uma...) e não serve pra rigorosamente nada.

Pelo menos vai ter um jantar na faixa hoje. Provavelmente, como costuma ser nessas ocasiões, com uma quantidade ridicula de comida para todos. No dia do discurso tinha uns 4 litros de suco de laranja para umas 80 pessoas, talvez. Isso porque eles entendem muito mais de matematica do que nos.

enviado por Bruno - Bruno as 08:52:19. comentários[2]

terça-feira, 27 de setembro de 2005



Eu sempre repito que o futebol é a melhor metafora pra vida. Tentei, por algumas vezes, começar um post assim falando do recente escandalo de arbitragem, mas como nao achei nenhum texto bom o bastante nao publiquei nada.

Eis que hoje descubro a comunidade : http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4120771. Inacreditavel...Achei que a frase fosse minha. Malditos campos morficos.

enviado por Bruno - Bruno as 14:06:17. comentários[1]

sábado, 24 de setembro de 2005



"Paises na zona temperada têm as quatro estações do ano bem definidas. No outono, por exemplo, as folhas das arvores se tornam avermelhadas e acabam caindo."

Sim, é verdade, os livros de geografia para crianças não estavam enganando ninguém nessa parte...

Assim como um belo dia em Cherbourg desligaram o vento, aqui apertaram o botão "desfolhar arvores". De um dia pro outro, essa semana, elas começaram a ficar igual arvore de desenho animado. O tempo ta' uma bosta, os franceses voltaram a tossir durante as aulas como no começo da primavera, o cheiro deles esta' piorando...

Pra completar, a nova maquina de lavar da escola, que nos cobra miseros 3,50? por lavagem (não convertam, por favor), anda com problemas na secagem de roupa. Existe a opção "secagem intensa", que poderia se chamar "um pouco menos molhada que cachorro depois de temporal". Sem sol, com o tempo umido, essas roupas não vão secar nunca, e se bobear a escola vai ter que interromper suas atividades por conta do cheiro terrivel. Ou talvez os franceses responsaveis por isso nem percebam, com seus narizes envoltos nos ridiculos cachecois que têm saido dos armarios nos ultimos dias.

enviado por Bruno - Bruno as 15:42:21. comentários[3]

terça-feira, 20 de setembro de 2005



O personagem bizarro do treino de handball desta terça não sou, felizmente. é preciso mudar um pouco o assunto pra não irritar demais as pessoas.

Sim, existe algo pior do que o goleiro reserva estrangeiro que ocupa o lugar do titular uma vez por semana. Existe o marroquino que joga no lugar do reserva nessas ocasiões...

Hoje foi a primeira vez que o cidadão treinou la', na verdade. O técnico deve ter dito: "Então, ja' que o nosso numero de desmiolados anda muito baixo, tem algum idiota que quer ir la' tomar umas boladas?", ou talvez tenha simplesmente imposto isso ao Abdalah como castigo (o maluco nunca cumpre o que o técnico pede).

Quando vi o cidadão la' no outro gol fiquei até com um certo receio. é muito mais provavel que alguém que nunca jogou no gol tire o meu posto de reserva do que eu ser promovido a titular. Felizmente, o marroquino não se adaptou muito bem, ficando la' apenas por alguns minutos. Se protegeu de umas pancadas, defendeu algumas, com menos estilo ainda do que eu, nada a temer. Continuo soberano na condição de suplente, por pelo menos mais uma semana.

enviado por Bruno - Bruno as 18:56:42. comentários[2]

segunda-feira, 19 de setembro de 2005



"Sabe aqueles times que passam o campeonato inteiro perdendo, ai chega nas 2 ultimas rodadas e pra escapar so' precisa ganhar do Paysandu no Para' e do Vitoria na Bahia?"

Então, não é que deu pra arrancar um empate, embaixo de chuva, na Mangueirão e virar o jogo no segundo tempo no Barradão?

Sim, caro leitor, consegui as notas que eu precisava. Exatamente no talo, nem mais, nem menos. Como bom brasileiro,maximizei o tempo de ocio de maneira a ficar no limite da aprovação, e tudo correu bem no final.

O meu ano é o primeiro em que todos os brasileiros da Escola são aprovados no Tronco Comum. Uma vitoria, sem duvida.

Certa vez, nos anos 50, fizeram uma experiência com ratos, pra medir o QI deles, em diversas partes do mundo. 40 anos depois, repetiram os testes, nos mesmos lugares, e em todos os laboratorios houve um sensivel aumento do nivel de inteligência dos bichos. Alguns teoricos justificam isso a partir de campos morficos (os ratos passaram a ter a resposta às perguntas "on line", de alguma maneira). Creio que o mesmo vale para os brasileiros.

enviado por Bruno - Bruno as 14:16:51. comentários[4]

quinta-feira, 15 de setembro de 2005



http://www.lemonde.fr/web/article/0,1-0,36-688092,0.html

Ok, ok, o leitor médio d'O Blog não é fluente em francês, eu sei. Vejam bem, eu também não sou e mesmo assim moro aqui;

A noticia é a repercussão internacional do prisão do nosso grande amigo Paulo Maluf. O divertido é que a correspondente do Le Monde no Brasil traduziu pro francês a célebre e muito util expressão "malufar". Pois é, ela diz que o verbo "malufer" virou sinonimo de corrupção no Brasil. O titulo é a melhor parte (Por terem "malufado" demais, os Maluf estão presos), mas tem partes comicas como " blanchiment d'argent" (lavagem de dinheiro), "association de malfaiteurs" (formação de quadrilha), e o melhor de todos, "des amis de la communauté libanaise ont fait passer dans leur cellule commune des kibes (boulettes de viande hachée)," (os amigos da comunidade libanesa entregaram, nas celas, quibes (bolinhas de carne moida)). Seria cômico, se não fosse tragico.

enviado por Bruno - Bruno as 16:57:33. comentários[2]


No mundo esportivo, poucas coisas fazem menos sentido do que a pessoa escolher jogar no gol. Pra piorar, ser goleiro de handball me parece ainda mais doentio, visto que sua ação é mais reduzida, menos divertida e muito mais propensa a acidentes fisicos.

A sensação de ter um animal se preparando pra arremassar a bola em sua direção e ter que proteger as redes com a sua propria pele não é das mais agradaveis. Aqui, pelo menos, recebi uma proteção (coquille, não sei o nome em português). Menos mal, ja' que tem um maluco que treina comigo que parecia ter o objetivo unico de me deixar estéril.

Era impressionante, aquele gol imenso, livre, o cara podendo fazer o que quiser e invariavelmente me atingindo. Percebi que era provocação, ele jogava e ria depois, não pode ser outra coisa. Depois de uns treinos passei a me preocupar mais com a minha integridade fisica do que com os gols sofridos, asssim vi as bombas do camarada passarem raspando por mim e morrendo no fundo do gol.

Ontem eu vi o tal cara de mão dada com a menina mais feia aqui do handball. Bom, não vou entrar nesse mérito, o fato é que o cidadão estava muito mais sociavel hoje, fazendo piadas comigo, ameaçando jogar a bola com toda a força e desistindo, so' pra brincar.

No final do treino, quando a gente estava se alongando, ele veio me perguntar se eu não estava muito machucado. Eu disse que não, tava tudo normal. Ai veio a grande explicação.

No começo do dia, hoje, ele tentou, como de costume, furar o meu corpo pra ver se a bola entrava. Dessa vez, no entanto, a pontaria estava ruim e a bola pegou na bacia, nocomeço da coxa, sei la'. O que importa é que ela explodiu em mim e eu continuei sereno, sem dor (ja' passei por coisa bem piorar). E o maluco ficou impressionado com a minha "força".

Sério, eu ganhei o respeito do cara assim, na farsa; ele até me perguntou se eu fazia muitos abdominais!

No Brasil eu conseguia enganar as pessoas de que eu gostava de matematica e que era inteligente. Entre os 2004, criou-se o mito de que eu entendendo de quimica. Agora, virei um fluente em espanhol com abdômen de ferro.

Aproveitando que o Maluf deve encerrrar suas atividades publicas, vou voltar pra casa e virar politico.

enviado por Bruno - Bruno as 10:42:54. comentários[4]

quarta-feira, 14 de setembro de 2005



Assim como no Brasil eu nunca tinha estudado matematica e so' fui descobrir o que era do lado de ca' do Atlantico, o mesmo aconteceu com o espanhol; claro, a gente sempre ouve uma coisa ou outra de espanhol, mas dai' a começar um curso sério da lingua é outra coisa, mas eu estou falando de 20 anos de pratica, leitura e escrita de português. Sim, sério.

A grande diferença é que a minha quase matematica não serve pra muita coisa por aqui, enquanto o pseudo espanhol é sensacional.

Semana passada fizemos um teste escrito. Depois de muito tempo na França, estava ansioso pra ver o meu bom desempenho. 15/20 na parte de gramatica, 11/12 no oral. Devo ter sido talvez o segundo melhor aluno da sala;

A francesa que sentou do meu lado percebeu que eu "manjo", e de vez em quando me perguntava umas coisas, por exemplo, o que significa "hombros". É, tenho que dizer que a aula de hoje foi sobre partes do corpo, e tenho ainda que lembra'-los que os nomes em português ja' me causam uma certa confusão (dizer onde fica o tornozelo e o calcanhar, sem pensar, é impossivel).

Em francês é ainda pior, ja' que mesmo depois de dezenas de aulas de esporte em que o treinador mandava a gente "mexer o nãnãnã", eu ainda tenho que olhar o que os outros estão fazendo pra repetir; é um defeito de programação meu, parece.

Bom, a coitada deve ter percebido que perguntar as coisas pra mim não resolve muito, porque uma coisa é entender uma frase em português, outra é ter que misturar duzentas linguas na cabeça pra tentar traduzir.

Pelo lado otimista, consideremos que eu não peguei russo ou chinês, é que essa confusão inicial tende a diminuir em pouco tempo. Porém, até la', não me façam perguntas complexas sobre palavras, por favor.

enviado por Bruno - Bruno as 13:18:12. comentários[2]

domingo, 11 de setembro de 2005



Depois de tantos 11/09, o dia começa a perder seus poderes...
enviado por Bruno - Bruno as 04:59:27. comentários[3]

sexta-feira, 9 de setembro de 2005



A felicidade, mais do que qualquer outra grandeza fisica, é relativa

Fila do bandejão. Eu, um macarrão com frutos do mar e um petit gâteu (não o paulistano, e sim um bolinho genérico). Ouço, ao fundo, o Quachio dizendo pro Gustavo que eles tinham conseguido validar (ser aprovado, passar de ano) o tronco comum. Pergunto, então, pela minha nota. O Quachio fala em voz baixa alguma coisa que não da' pra saber se é E ou D. Era exatamente essa a minha duvida, ele ainda não quis falar alto. Fodeu, é um E.

Ele fala que é um D, na verdade. Eu comemoro mas prefiro ver com os meus proprios olhos. Um D é bom demais pra ser verdade. Corro até o lugar que ficam as notas, esta' la', Santoro, D. Vibro como não vibrava com uns 10 na poli...

Depois, ja' recomposto da alegria, olho as estatisticas. Metade da faculdade tirou A. Mais de um terço, B. Uns 20%, C. 13 pessoas (sim, 13 em 500) tiveram D. Ninguém tirou E.

é, meus caros, estou na raspa do tacho absoluta. E pra piorar, vejo que so' não fiquei com E por piedade dos franceses.

Eu sou, atualmente, o pior dos brasileiros e o unico que ainda pode bombar. Preciso ficar na média em matematica, acho que deu, mas temos que esperar.

Tirar a pior nota da faculdade e ainda comemorar é uma coisa que eu nunca imaginei que faria...

enviado por Bruno - Bruno as 08:07:11. comentários[5]

quinta-feira, 8 de setembro de 2005



Em geral, no almoço, eu pego um refrigerante pra tomar na refeição e uma latinha de coca de reserva para os tempos dificies. Como a minha reserva ja' estava adequada, decidi pegar apenas uma latinha hoje (afinal, o gosto da coca de lata é indiscutivelmente melhor que o da de maquina).

No refeitorio ha' uma maquina para estimular as pessoas a reciclarem o lixo (ja' que aqui não existem tantos catadores de lixo como em outros paises...). Ela consiste de uma espécie de caça-niquel, você coloca sua latinha ao invés de uma ficha comum e pode ganhar alguma coisa. Até hoje eu nunca tinha visto ninguém ganhar naquilo.

Quando coloquei a bandeja na esteira, senti uma força especial que me levou a pegar a latinha. Sim, eu ia ganhar no maldito jogo. Avancei, confiante, em direção à maquina.

Bonequinho bizarro, bonequinho bizarro, e do angulo em que eu estava não dava pra ver o ultimo, mas certamente era outro bonequinho bizarro. Virei a cabeça, sim!, era outro, eu ganhei...

Caiu um prêmio. é um joguinho que eu não sei o que é. Consiste de uma caixinha de plastico, com 5 argolas e 5 pequenas bolinhas; acho que é pra colocar uma bolinha em cada argola (é a unica dedução possivel, eu acho), mas me pareceu um tanto quanto besta. Depois eu mando uma foto do negocio. Em todo caso, ganhei no caça-niqueis. Nada mal...

enviado por Bruno - Bruno as 12:43:46. comentários[2]

quarta-feira, 7 de setembro de 2005



Eu sabia que alguma coisa de estranha ia acontecer no classico Usbequistão e Bahrein. Leiam...

"Em uma decisão inédita, a Fifa anulou uma partida em função de um erro de direito da arbitragem. O juiz japonês Toshimitsu Yoshida, de 42 anos, marcou um pênalti para o Usbequistão no jogo de ida da repescagem asiática, contra o Bahrein, no sábado. Na primeira cobrança, houve invasão de área, e o juiz, em vez de mandar repetir a cobrança, marcou falta para Bahrein. O Usbequistão, que jogava em casa e venceu por 1 a 0, protestou e pediu que fosse declarado o placar de 3 a 0, mas a Fifa decidiu pela anulação do resultado e a marcação de novos jogos, respeitando o sorteio da repescagem. O jogo de ida, no Usbequistão, será em 8 de outubro; o de volta, no Bahrein, quatro dias depois."

Que palahçada...

enviado por Bruno - Bruno as 19:02:29. comentários[0]


Se eu, algum dia, for trabalhar para uma empresa que presta consultoria a extraterrestres e tiver que lidar com a questão "Qual a melhor maneira de conhecer um povo em apenas duas horas?", não terei trabalho algum. Basta observar o comportamento de tal povo durante um jogo de futebol. Decisivo, se possivel.

A França jogava hoje contra a Irlanda, precisando da vitoria pra não ficar numa situação bastante delicada quanto à classificação pra Copa. É claro que a Irlanda tem um ataque tão poderoso quanto o do XV de Novembro de Campo Bom, ou nem tanto, ja' que eles acreditam que a unica jogada que existe no futebol é a bola cruzada. Desculpem-me, estou exagerando. Existe também o chute de fora da area...

Na verdade a França não perderia o jogo de hoje nunca, talvez ficasse num zero a zero. O divertido foi assistir ao jogo sentado na grama, numa televisão que o pessoal do futebol colocou pra fora do prédio. Rodeado, é claro, por uma massa de "bleus".

O ser humano tem algumas coisas imutaveis, pelo menos no mundo Ocidental. Xingar o juiz, reclamar que o maior craque (Zidane, no caso) não esta' jogando nada, pedir a entrada de jogador bizarros (Diomède, alguém mais lembra dele?) ou do passado (Jean-Pierre Papin, aqui conhecido como JPP, hehe). Tem também o narrador idiota, com promoções estupidas (tinha que responder a alguma pergunta que até eu, ev2, sabia a resposta...Qual francês estava no time do Manchester United em 93? Cantona, é claro; festa à parte entre os franceses quando viram o nome do idolo da infância deles).

Claro que ha' diferenças também, como a excessiva preocupação deles com os escanteios. Quem vai bater, um destro ou um canhoto? O vento esta' a favor? Eles chegavam a gritar enquanto a bola estava no ar, e gritavam também o nome de seu goleiro quando ele saia pra agarrar os cruzamentos irlandeses. Esse paragrafo, alias, explica muita coisa, especialmente ao Zagallo e ao resto da trupe de 98...

Fiquei até com uma certa pena dos meus colegas de faculdade quando o Zidane machucou. Eles suspiraram um pouco, meio sem esperanças, mas o cara que realmente joga na equipe é o Henry (intimamente chamado de Titi, por causa do seu nome, Thierry). Ele fez um golaço logo na seqüência da contusão do Zizou (eles curtem uns apelidos idiotas mesmo), ai os caras começaram a pular, arrancar as camisas, beijar a televisão (parece que nem so' os apelidos são estranhos).

Final das contas, França vence, se aproxima da vaga. O estrangeiro sai meio desanimado de perto da TV, mas lembra que ainda ha' um jogo contra a Suiça e tudo pode acontecer.

enviado por Bruno - Bruno as 18:45:47. comentários[0]

terça-feira, 6 de setembro de 2005



Existem sempre alguns aspectos de nossa vida em que somos, digamos, ev2. Em alguma atividade, nosso desempenho é pifio, as pessoas riem da nossa cara, com razão, e somos algum tipo de cidadão de segunda classe, dentro daquele conceito.

Obviamente depois de algum tempinho como ev2 você começa a perceber que é ev2 em muitas outras que nem suspeitava, mas isso não vem ao caso.

Goleiro reserva, por exemplo. É uma das coisas mais ev2 que existem, vc fica la', meio besta, meio à parte, achando que tem potencial; até que um dia vc assume o posto do titular.

Pior é quando vc realmentz é ev2 e realmente assume o numero 1 (o titular faz os dois cursos de terça-feira, entao não podia treinar hoje...). De repente, "Brunô, você pode ficar no grupo 1 hoje?". Hein? Eu? Rapaz, olha pra mim. Vc realmente acha que eu tenho cara de goleiro titular de uma equipe que se prepara pra um campeonato nacional? Eu tenho dois titulos, um vice e um de campeão, e em nenhuma das disputas tinha mais que duas equipes. Da escola. "Ok, sem problemas".

E la' vai o brasileiro pra debaixo dos paus. Ouço o técnico falando "Não, você tem que ficar a um metro e meio da linha, não ai...". Saio de cima da linha...

Agora imaginem o time titular. Os 15 caras que jogam melhor. Altura média rondando os 1,90n, certeza. E com toda a ignorância que tem direito; "Agora nos vamos aquecer o Brunô". Vamos la';

Cada um com uma bola, chega no meu nariz e arremessa. Peguei uma, outra, outra, mais uma, "meu Deus, eu to jogando direito", outra ainda, "merda, perdi a concetração", gol, gol, etc...Julgaria até produtiva essa primeira parte. Mas...

O técnico disse que eu estava defendendo errado, era pra usar mais os braços e menos as mãos; ele até tinha razão, mas o meu instinto de goleiro de futsal prevalece. Além disso, ele disse para eu não cruzar as pernas, que isso era coisa de futebol; Porra, ela tava passando no meio das minhas pernas, eu fechei pra defender e ele ainda me critica? Perdi de vez a concentração. Foi um gol atras do outro. Um bombardeio do caralho, minha mão tava doendo, e a idéia era jogar cada pessoa num canto, alternadamente. Eu até tava indo, da direita pra esquerda, no tempo certo, até que eu sai de fase...Quando eu ia pra esquerda, a bola tava chegando na direita, e vice versa, até que acabou essa parte do treino e pedi pra parar pra tomar um pouco d'agua.

Pouco depois voltei pro time reserva, que é o meu lugar...Sério, eu não sou bom o bastante. Ficar entre os meus pares não é mau negocio...

enviado por Bruno - Bruno as 16:54:20. comentários[0]

segunda-feira, 5 de setembro de 2005



Todo mundo sabe que aulas de linguas estrangeiras são coisas bizarras, que pertencem a um outro universo, assim como as pedaladas do Robinho. Elas não pertencem a esse mundo, mas encontramos com elas de tempos em tempos, para espanto e diversão. Digo isso baseado na minha experiência com diversos idiomas, em algumas cidades do mundo (semi-verdade so' pra impressionar o leitor).

Não sei qual o problema com tais cursos, se é a disposição das pessoas em circulo, o problema em expor as suas (mas) idéias numa lingua que você fala (mal). O fato é que hoje começou meu curso de inglês.

Como bom sudaca, deixei pra sair do quarto quando faltavam cinco minutos pra começar a aula (eu devo levar uns 4 minutos até chegar na sala, hehe). Pra piorar, tinha que ligar pra Silvia, mas ela não atendia. Desisti depois de ja' ter fudido meu horario. Sai, com a certeza do atraso mas a confiança de que tudo ainda daria certo.

Chego no corredor que tinha a indicação das salas (de todos os cursos, eram realmente varias opções). Olhei, sala 58. Nem idéia de onde ela fica; Sei onde fica a 52, deve ser perto. Parto naquela direção, procuro, acho um outro cara procurando a 58 maas não a porra da sala. Um funcionario me indica que ela fica num corredor meio secreto (não é exagero meu).

Entro na sala atras do francês, claro. Melhor passar vergonha junto com os locais. A professora diz Hallo.

Sim, faz tempo que eu não faço inglês, mas o som não era bem esse. Na lousa, uma palavra com muitos "H"s e "K"s.

-Não é o inglês intermediario?
-Não, alemão iniciante.

Risos franceses ao fundo da sala. Saio discretamente, como se fosse possivel. Revejo a lista de salas. 62, na verdade. Ali perto também. Entro: não tem nenhuma cadeira livre. Bato numa outra sala, pego uma cadeira, volto e me sento do lado do David. A coisa esta' fudida, mas é melhor que a América Latina continue unida.

Outra verdade universal é que professoras de idiomas costumam ser nazistas (eu achava que eram so' as de alemão, mas é verdade nos paises invadidos também). Ela estava expondo ao ridiculo os alunos que não conseguiam lembrar do nome dos outros 15 alunos da sala. Eu, atrasado, conhecendo apenas umas 3 pessoas, fiquei boiando...Em todo caso, logo passamos a uma outra atividade, mais interessante.

Cada um de nos deveria dizer três frases sobre si, sendo duas mentiras e uma verdade. Ao resto da classe cabia perguntar pra tentar desmascarar a pessoa. Eu disse que joguei como goleiro da seleção sub 17 (perdemos por 2 a 1 pro Uruguai, uma pena), que tinha participado de um programa de tv (mas perdi porque havia perguntas sobre novelas brasileiras) e que encontrei o Pelé na exposiçéao sobre o mesmo no Masp. Convenci mais da metade da classe com a historia do Pelé, ninguém com a da seleção. Tudo bem...

Até que chegou um frances que correria 100m em 11s, teria encontrado um artista em Paris e seria descendente do Napoleão. Ele justificou a ultima e delirante hipotese dizendo que o imperador queria um filho, teve uma filha e a trocou com ajuda do médico. A tal filha seria a origem do ramo familiar do individuo. A classe inteira, obviamente, votou pela segunda idéia.

"Não, não é isso." Ah, você consegue correr tão rapido? Mostra ai no corredor...

"Também não é isso". Silêncio constrangedor na sala. Sim, o filho do lider estava entre nos. Pior que olhando pra ele realmente da' pra ver uns traços familiares:




O resto do curso não importa. O filho do Napoleão esta' na minha sala. Na França, na escola praticamente criada por ele. FAZENDO UM CURSO DE INGLÊS!

Sempre ouvi dizer que a Historia é irônica, masdessa vez acho que bateram o recorde...

enviado por Bruno - Bruno as 17:12:13. comentários[7]

domingo, 4 de setembro de 2005



Afinal de contas, tudo é questão de habito

A começar dos vietnamitas e franceses que preferem jogar futebol com uma bexiga ao invés de uma bola de verdade. Eu ja' comentei aqui, em diversas oportunidades, dos nossos problemas em jogar com uma bola amarela, grande demais, leve demais, é impraticavel. Sabendo das dificuldades da vida no exterior, trouxe do Brasil uma verdadeira bola de futsal, pra alegria dos sul-americanos (sim, os chilenos concordam que a nossa bola é a correta).

Os vietnamitas tinham também a bola deles, e sua vontade, aliada ao apoio de um francês, fez com que jogassemos boa parte do tempo com a bexiga...No final conseguimos impor nossa vontade e jogar futebol pela primeira vez na França. Isso, a bola rola pela quadra, o goleiro pode usar as mãos dentro da area e se a bola passar da linha lateral o jogo é paralisado. Não é tão dificil assim...O problema é que apesar de nos termos razão (a bola correta é a nossa, pela regra da Fifa), é impossivel impor a cultura assim tão rapido. Se vc cresceu acreditando que jogar com a bexiga é bom, entao vai continuar fazendo isso, e sera' realmente bom.

é exatamente a mesma coisa que aconteceu com os chilenos durante o jogo hoje. Tentamos ver pela tv chilena, mas o canal que pega pela Internet não estava transmitindo. Eles tentaram uma radio, mas estava muito ruim. Acabou ficando na Jovem Pan mesmo, coitados.

Ficar fora da copa, pra eles, não é uma tragédia. Tomar uma cacetada do Brasil também não. é como não entender nenhuma aula durante alguns meses, vc começa a achar que aquilo é completamente normal, e não tem problema. Se o Brasil ficasse fora de uma copa, seria o caos nacional. Disputamos todas por essa simples razão, é preciso manter o pais "funcionando", ou quase;

Pra terminar, eu tava olhando uma tabela dos vencedores das copas e notei uma estranha simetria. Olhemos os quatro primeiros vencedores: Uruguai, Italia, Italia e Uruguai. Depois reparem no seguinte:
2006- ?
2002- Brasil
1998- França
1994- Brasil
1990- Alemanha
1986- Argentina
1982- Italia
1978- Argentina
1974- Alemanha
1970- Brasil
1966- Inglaterra
1962- Brasil
1958- Brasil

Reparem bem, colocando a Italia de 82 no centro, a simetria implica que o titulo na Alemanha sera' brasileiro. Ha', claro, um pequeno problema: como todos sabemos, a Inglaterra e a França não são a mesma coisa.

Porém, do ponto de vista futebolistico, o titulo de ambas é a mesma coisa: um pais europeu, que joga mais ou menos, ganha a copa apenas pelo fato de sedia'-la, e nunca mais vai repetir o feito.

Ha' que se dizer que pra coisa dar realmente certo, a Alemanha precisa ganhar em 2010. Mas isso é outra historia.

enviado por Bruno - Bruno as 18:50:58. comentários[3]

sábado, 3 de setembro de 2005



De repente percebi que hoje não havia recebido nenhum email. Panico, paralisia, paranoia. Sera' que minhas contas foram bloqueadas? Sera' que o google faliu? Teria sido meu email removido de todas as listas de spam do planeta assim, de uma hora pra outra?

Mas antes que eu fosse dormir, a mensagem tranquilizadora: sim, um spam da vivo; O universo se refez, agora posso dormir em paz.

enviado por Bruno - Bruno as 21:15:41. comentários[1]


A primeira copa do mundo, do Uruguai, em 30, teve apenas 13 paises participantes, grande parte da América pois muitos europeus simplesmente recusaram o convite para disputa'-lo.

O que era apenas um torneiozinho meio besta entre algumas nações do mundo se tornou uma imensa atração global, envolvendo bilhões de dolares, além de servir como instrumento politico. Na gestão de João Havelange na FIFA (e atualmente na de Blatter também), um caminho seguro pra conseguir apoio nas votações foi distribuir vagas para a Copa.

Primeiro, aumentaram pra 32 vagas, na copa de 98. Além disso, existe também o recusro de dar diversas frações de vaga...

Pois é, ja' faz algum tempo que a Oceania tem direito a meia vaga. é, meia, o vencedor de la' disputa uma repescagem com um time da América do Sul (que tem 4,5 vagas), e o "nosso" representante inevitavelmente ganha da Australia (que também, inevitavelmente, é a campeã local). Estuda-se a mudança futebolistica da Australia para a Asia, assim como foi feito com Israel, por exemplo, que joga na Europa. Os pobres paises da Oceania se contentam com sua ilusoria meia vaga, e tudo segue como esta'.

Existe, também, uma outra repescagem, entre um representante da Asia e um da América Central e do Norte. Essa é uma novidade pra copa da Alemanha, porque em geral essas repescagens são entre paises mais ou menos fortes que perderam a vaga pelo caminho tradicional contra equipes pé de chinelo. Dividindo a vaga entre dois continentes que não têm muita noção do jogo, a Fifa conseguiu produzir um confronto interessantissimo: do lado asiatico, Bahrein e Uzbequistão farão um jogo de vida ou morte. Entre os latinos, Guatemala e Costa Rica estão lutando. Uma delas conseguira' a vaga direta, a outra fara' o confronto bizarro.

Guatemala e Bahrein...A que ponto chegamos, meu Deus...

enviado por Bruno - Bruno as 18:24:42. comentários[0]


Fotolog atualizado com o nosso sofrimento culinario semanal.
enviado por Bruno - Bruno as 11:02:38. comentários[0]

sexta-feira, 2 de setembro de 2005



O dia do grande jogo se aproxima mais; Conferimos as datas da copa, me parece que desde as quartas de final eu ja' estarei de férias, felizmente.

So' precisamos de uma coisa agora: convencer os chilenos de que eles devem acreditar no proprio time. Segundo um representante local, eles vao jogar com apenas um "delantero"...Para vcs terem uma noçao, quando falamos do jogo Brasil e Chile eles acharam que a gente tava organizando uma partida de futebol aqui na faculdade...

Respondi que não, afinal são os verdadeiros jogadores brasileiros que estarão em campo, mas do lado deles acho que a seleçéao podia se reforçar com um ou dois polytechniciens...

Procuremos nossas camisas vermelhas e nos unamos nessa corrente. Avante, Chile, aquela nossa defesa é uma bosta!

enviado por Bruno - Bruno as 17:15:56. comentários[1]

quinta-feira, 1 de setembro de 2005






Sou feliz por ser EV2!

enviado por Bruno - Bruno as 19:43:03. comentários[1]

Nenhum comentário: